Notícias

Flamengo vence primeira partida final do Estadual de Basquete

Rubro-negros suaram a camisa, mas bateram o Tijuca por 79 a 75, e estão mais próximos do hexa

Por - em
Foi mais difícil do que muita gente esperava. O time do Tijuca valorizou – e muito – a partida, mas o Flamengo começou com o pé direito sua caminhada na série que decide o Campeonato Carioca de Basquete deste ano. Atual pentacampeão e buscando o sexto título seguido da competição, o Rubro-negro bateu o time da Tijuca, no ginásio do adversário, por 79 a 75, nesta quarta (15.12) e só precisa de mais uma vitória, na quinta (16.12), às 20h, para confirmar o título.

O técnico Paulo Chupeta surpreendeu na escalação do time titular do Flamengo. Fred, que era dúvida, começou jogando, e Jefferson ganhou a vaga no lugar de Teichmann. Duda, ainda lesionado, ficou de fora. Do outro lado, uma equipe recheada de ex-rubro-negros: Ricardinho e Olívia que foram do time campeão em 2005, além do jovem Marcellus, que atuou no Flamengo  em 2008 e 2009, e de Julio, que também integrou o grupo de 2009.

Início surpreendente
Foi justamente um deles que começou sendo o grande nome do jogo: Marcellus. O camisa número 11 do Tijuca comandou a boa atuação dos donos da casa, que chegaram a abrir 7 a 0 no placar. Então, Helio entrou no lugar de Guto, na tentativa de dar mais consistência à defesa do Fla. Deu certo, o time se estabilizou, recuperou as forças e empatou em 11 a 11. Maso  Tijuca, novamente com Marcellus bem, voltou a abrir e fechou o quarto em 25 a 20.

O segundo quarto começou com belos arremessos de três de ambos os lados: Olívia para o Tijuca e Marcelinho para o Flamengo: 28 a 23. Mas se no primeiro quarto Guto saiu e o time melhorou, foi com a sua entrada que a equipe voltou a produzir bem no segundo período. Ele conseguiu duas roubadas e bola e quatro pontos que recolocaram o Flamengo no jogo: 32 a 30. A reação não parou por aí. A torcida entrou de vez no jogo, o time se contagiou e, enfim, passou a frente no placar e fechou o quarto em 41 a 36.

Fla melhora e vence
O terceiro quarto começou com o Flamengo abrindo a vantagem, mas com o Tijuca sempre na cola dos rubro-negros. A partida ficou bem disputada, com a diferença a favor do rubro-negro ficando na diferença de quatro a cinco pontos. O Tijuca conseguiu empatar, em 49 a 49, após uma falta técnica de Bábby, e virou o placar com bola de três de Ricardinho (52 a 49). Mas o Rubro-negro manteve a postura e, empurrado pela torcida, terminou o quarto à frente: 60 a 55.

Vantagem que o time de Paulo Chupeta só aumentou no último período de jogo. O Tijuca não conseguiu manter o ritmo e o Flamengo, com Jefferson e Helio inspirados, voltou a abrir e colocou sua maior diferença no placar: 69 a 78. Depois disso, restou ao Tijuca lutar para tentar empatar e ao Rubro-negro administrar a vitória, que acabou sendo por quatro pontos: 79 a 75.

O Flamengo começou com: Fred (4), Guto (6), Marcelinho (22), Jefferson (10) e Bábby (4). Entraram: Teichmann (2), Hélio (21), Wagner (10).