Flamengo vence Bauru fora de casa e garante segundo lugar na fase classificatória do NBB
Triunfo assegura mando de quadra nos playoffs até uma eventual final. Agora, Rubro-Negro encara Franca antes de iniciar maratona decisiva da temporada
Por Paulo Neto - emO Flamengo venceu o Bauru por 88 a 84 na tarde deste domingo, no ginásio Panela de Pressão, no interior paulista, em partida válida pela penúltima rodada da fase classificatória do NBB. Com a vitória, o Rubro-Negro assegurou a segunda colocação geral da primeira fase, o que garante a vantagem do mando de quadra em todas as séries dos playoffs — exceto em uma eventual final contra o Minas, líder da competição.
Destaque para Alexey Borges - sempre ele. Decisivo na condução do Flamengo dentro de quadra, o armador rubro-negro terminou o jogo com 24 pontos e 7 assistências, sendo peça fundamental na construção das jogadas ofensivas e no controle do ritmo da equipe. Além da pontuação expressiva, liderou o time em eficiência, com 23, e teve aproveitamento de 54,5% nos arremessos. Shaq Johnson também teve noite inspirada, com 16 pontos anotados.
A equipe comandada por Sergio Hernández ainda enfrenta o Franca na última rodada da fase regular, mas o duelo serve apenas para cumprir tabela, já que as posições no topo da tabela estão definidas. A partir de agora, o Flamengo se prepara para a reta decisiva da temporada: nos dias 18 e 19, disputa o Final Four da BCLA, e logo na sequência, inicia sua caminhada nos playoffs do NBB.
A venda de ingressos para os quatro jogos do Final Four já está aberta, e o Flamengo conta com o apoio da Nação nas arquibancadas para buscar mais um título internacional. É hora do torcedor rubro-negro garantir seu lugar e fazer parte de mais um capítulo marcante da história do FlaBasquete. Torcedor do Flamengo compra em ingressos.flamengo.com.br; demais torcedores: futebolcard.com.
Destaques
Alexey - 24 pontos e 7 assistências
Shaq Johnson - 16 pontos
Ruan Miranda - 11 pontos
1º Quarto
Assim como na partida contra o Brasília, o Flamengo deixou para trás a pecha de começar os jogos longe do seu melhor ritmo e foi para quadra com intensidade total. O Rubro-Negro se impôs desde os primeiros minutos, dominando os rebotes e acelerando em transição, o que facilitava as ações ofensivas. Ativo na defesa e eficiente no ataque, o time abriu vantagem no placar, chegando a liderar por 21 a 10. Nos minutos finais do período, o Bauru conseguiu frear o ímpeto do Flamengo, reagiu defensivamente e cortou a diferença para 21 a 17. Ainda assim, o controle do quarto foi majoritariamente rubro-negro.
2º Quarto
O segundo período começou muito pegado, com as duas equipes trocando cestas e mantendo o ritmo intenso - às vezes até demais. O Flamengo seguiu na frente durante todo o tempo, mas sem conseguir abrir grande diferença no placar. O lá e cá chegou ao fim quando o ala Jordan Williams, um dos destaques rubro-negros na temporada, chamou a responsabilidade e anotou seis pontos consecutivos, incluindo uma linda bola do perímetro. A sequência levou o Flamengo a abrir sete pontos de vantagem: 45 a 38. Na reta final do período, Sergio Hernández colocou um quinteto mais baixo em quadra, com Balbi e Alexey juntos, além de dois laterais. Com velocidade como característica, o small ball rubro-negro levou o jogo para o intervalo com vitória parcial de 51 a 41.
3º Quarto
O terceiro período foi marcado pela consistência do Flamengo, que manteve o ritmo e seguiu no controle do jogo. Sem precisar forçar demais, a equipe administrou a vantagem construída no primeiro tempo e venceu o quarto por 19 a 16, ampliando a diferença no placar em mais três pontos. No total, 70 a 57 para o Mais Querido.
4º Quarto
O último período seguiu o mesmo roteiro do terceiro: com o Flamengo controlando as ações, diminuindo o ritmo e trabalhando com inteligência o cronômetro. Na reta final, o Bauru ensaiou uma reação ao acertar uma sequência de bolas de três e tentar pressionar com faltas táticas, levando o Flamengo à linha do lance livre. Mas o Mais Querido manteve a frieza: Jhonatan Luz garantiu um rebote crucial e Alexey converteu um lance livre decisivo para selar a sexta vitória consecutiva da equipe no NBB: Flamengo 88 x 84 Bauru.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima terça-feira (15) para enfrentar o Franca, às 20h, no interior paulista, pela última rodada da fase regular do NBB
Quinteto inicial
Alexey, Shaq Johnson, Jordan Willams, Kayo Gonçalves e Ruan Miranda.
Técnico: Sérgio Hernández.