Notícias

Flamengo estreia com vitória na Liga das Américas

Time supera altitude, ausência de dois jogadores e derrota o Quimsa. Nessa quarta, adversário é o Mavort

Por - em
O Flamengo começou bem sua caminhada rumo ao inédito título da Liga das Américas de basquete. Em sua estreia na primeira fase da competição, a equipe derrotou o Quimsa (ARG) por 78 x 72, na noite dessa terça-feira (11.01), em Ibarra, no Equador. Nessa quarta-feira (12.01), a equipe volta à quadra contra o Mavort, time da casa que debuta no torneio, às 23h15 (de Brasília), em partida que pode garantir a classificação do Rubro-negro para a próxima fase.

O jogo dessa terça foi marcado pela superação da equipe carioca. O time teve que enfrentar a altitude da cidade equatoriana (2.200m) e a ausência dos alas/pivôs Jefferson e Wagner, lesionados. O argentino Lo Grippo foi o cestinha da partida com 23 pontos. Pelo lado do Flamengo, o americano David Teague fez 20 pontos.

Como nos últimos confrontos entre brasileiros e argentinos, o jogo começou bastante equilibrado.  A maior vantagem do primeiro quarto foi aberta pelo Flamengo: 19 x 14, mas a diferença caiu para um ponto no final do quarto: 23 x 22. Cometendo muitos erros, o Flamengo sentia a falta de Jefferson e Wagner. Sem duas peças importantes para reposição, os demais jogadores acabaram desgastados. O primeiro tempo terminou empatado: 36 x 36.

O jogo continuou igual no segundo tempo.  Mas dessa vez, quem conseguiu se distanciar mais no placar foi o Quimsa: 41 x 45. O Flamengo, no entanto, passou a frente em 48 x 47 e fechou o quarto em 55 x 53. Na última parcial, prevaleceu a raça e a determinação dos jogadores rubro-negros. O time carioca deixou os argentinos fazerem 70 x 66, mas marcou oito pontos seguidos, virando em 74 x 70. O Quimsa chegou a encostar (74 x 72), mas o Flamengo acabou vencendo por 78 x 72.

"O Quimsa é um dos melhores times da Argentina e sabíamos que seria uma partida difícil, que envolve uma grande rivalidade. Estou muito feliz não só pela vitória, mas também pela qualidade de jogo apresentada", afirmou o técnico do Flamengo, o argentino Gonzalo Garcia, em seu segundo confronto no comando da equipe.

 O ala/armador Marcelinho foi outro que deixou a quadra sorrindo. Além da vitória, o astro completou 200 jogos oficiais com o manto sagrado.

"Foi uma grande vitória. Conseguimos distribuir muito bem as jogadas , sempre com as melhores opções de ataque. O Quimsa evoluiu muito desde a última vez que nos enfrentamos (pela Liga Sul-Americana, em novembro), então foi um grande jogo", afirmou.

O armador Hélio admitiu que o time sentiu um pouco a altitude:

"A garganta seca, falta um pouco de ar. Mas conseguimos nos superar e vencer a partida. Agora é pensar no próximo jogo. Esse foi só o primeiro passo", disse.

O Flamengo está no grupo C da Liga das Américas, que, além dos argentinos, conta ainda com Mavort (EQU) e Español (CHI).  Ao todo, 16 times, divididos em quatro grupos, estão na disputa. Duas equipes de cada grupo avançam para as semifinais e quatro disputarão as finais. O Flamengo jamais passou da primeira fase do torneio, considerado o mais importante do continente.
 
WAGNER FORA DA DISPUTA
 O ala/pivô Wagner está fora da disputa da primeira fase da Liga das Américas, de 11 a 13 de janeiro. O jogador escorregou em uma disputa de bola durante o primeiro treino do Flamengo, na manhã da última segunda-feira (10.01), e está com uma suspeita de lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Wagner passará por exames mais detalhados no retorno da equipe ao Rio de Janeiro, no próximo sábado (15.01) e, só então, saberá quanto tempo vai ficar afastado das quadras.

O Flamengo começou com: Marcelinho (17), Hélio (6), Teague (20), Teichmann (14) e Bábby (12). Entraram: Átila (4), Fred (3), Duda (2), Guto (-).