FlaBasquete vence Pinheiros por 73 a 59 e termina em primeiro na fase classificatória do NBB
Scott Machado foi o destaque rubro-negro com 13 pontos. Partida da última rodada foi disputada no Maracanãzinho
Por Rômulo Paranhos - emNo último jogo da temporada regulamentar do NBB, o FlaBasquete venceu o Pinheiros, por 73 a 59, nesta segunda-feira (8), no Maracanãzinho, e se classificou com a melhor campanha da primeira fase da competição. Scott Machado, com 13 pontos, foi o destaque pelo lado rubro-negro. Agora, o Orgulho da Nação aguarda a definição do seu adversário nos playoffs da competição.
Destaques
Scott Machado – 13 pontos;
Gui Deodato – 11 pontos;
Olivinha – 11 pontos e 10 rebotes;
Didi – 10 pontos.
1º Quarto
Os primeiros pontos da partida foram da equipe do Pinheiros. O Rubro-Negro, por sua vez, não começou bem no ataque e desperdiçava algumas chances de pontuar. A marcação do adversário funcionava bem e dificultava as ações do Flamengo. A primeira bola tripla do Mengão veio das mãos de Gui Deodato. Com um lance livre convertido por Maique, o Orgulho da Nação chegou à igualdade no placar. Em belo lançamento de Balbi, Gui Deodato foi para enterrada e marcou mais dois pontos. Em quadra, Olivinha arremessou da zona morta e converteu bola tripla. Com cinco pontos de vantagem, o FlaBasquete fechou a parcial em 17 a 12.
2º Quarto
Scott Machado, a meia distância, converteu mais dois pontos para o Mengão no início do segundo quarto. No decorrer do período, Pinheiros voltou a cortar a diferença, equilibrando o jogo. Gui Deodato, num momento importante, anotou uma bola de três para manter o Mais Querido na frente. Na bandeja, Olivinha foi para mais dois pontos. Em um quarto mais apertado, o Orgulho da Nação seguiu na frente e foi para o intervalo com 32 a 30 no placar.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, o Pinheiros chegou a passar a frente novamente, mas o FlaBasquete reagiu logo em seguida com Big Maique, que converteu uma bola tripla da zona morta. Olivinha, sempre nos momentos importantes, arremessou para três e a bola caiu. Repetindo o companheiro, Gui Deodato avançou no contra-ataque e teve a tranquilidade de converter para três. Nos minutos finais, o Mengão foi abrindo vantagem e fechou a parcial em 58 a 42.
4º Quarto
No quarto final, o Orgulho da Nação seguiu no controle das ações. Balbi trabalhou a jogada e lançou para Maique, que anotou mais dois no gancho. Em seguida foi a vez do armador argentino acertar uma bola tripla. Nos minutos finais, o time rubro-negro manteve o ritmo, administrou a vantagem e venceu a partida por 73 a 59.
Líder da fase classificatória do NBB, o FlaBasquete aguarda a definição do seu adversário nos playoffs da competição nacional. O Rubro-Negro enfrentará o 16º colocado.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação vira a chave e entra em quadra pela semifinal do Basketball Champions League Americas no próximo sábado (13), quando enfrenta o Halcones de Xalapa, às 19h10, em Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Didi, Maique e Gabriel Jaú
Técnico: Gustavo De Conti.