FlaBasquete luta até o fim mas perde para Franca na final da Champions League
Esta foi a terceira final da equipe rubro-negra, campeã em 2021; time volta à quadra pelas quartas de final do NBB
Por Isabela Abirached - emO Flamengo perdeu para Franca o jogo que decidiu quem seria o campeão da Basketball Champions League Americas (BCLA), na noite deste sábado (15), no ginásio Pedrocão, casa do adversário. A equipe rubro-negra lutou muito durante todo o duelo, mas acabou sendo superada pelos anfitriões do Final Four do torneio por 88 a 79.
O grande destaque do FlaBasquete foi Gui Deodato, cestinha com 25 pontos, além de 27 de eficiência.
Destaques
Pontos – Deodato (25), Cuello (18), Jaú (12)
Rebotes – Hettsheimeir (6), Ibarguen (5)
Retrospecto e campanha
Esta foi a terceira final do Flamengo na história da BCLA - o clube ficou com o vice-campeonato em 2019-20 e o título em 2020-21. Antes, a equipe já havia sido campeã da Liga das Américas, em 2014.
Nesta edição do torneio continental, o Rubro-Negro fez parte do Grupo C, ao lado de Peñarol e Instituto. Após cinco vitórias e apenas uma derrota, para o Instituto, em Montevidéu, a equipe se classificou para o Final Four como líder da chave, com 11 pontos.
Na semifinal, disputada na última sexta-feira (14), o time venceu o Minas após boa recuperação, por 80 a 75, se credenciando para a decisão disputada nesta noite.
O jogo
O primeiro quarto começou com os donos da casa abrindo boa vantagem. O Flamengo não esmoreceu e, contando com a pontaria de Loku Cuello, chegou a encostar (17-21), mas a parcial terminou com Franca vencendo por 29 a 17. No segundo período, o Mais Querido voltou melhor, liderado por Gui Deodato e venceu a parcial, mas os francanos continuaram com aproveitamento superior nas cestas convertidas. Uma linda bola tripla de Gabriel Jaú no meio da rua, no estouro do cronômetro, anunciou o intervalo do duelo, quando o marcador apontava 38 a 49.
Deodato seguiu como destaque do Mais Querido no terceiro quarto, que foi de recuperação do time da Gávea. Com bons arremessos do camisa 1, além de Jaú, Vildoza, Hettsheimeir e ótimo rebote ofensivo de Cuello, o Flamengo foi para o último período com apenas quatro pontos de distância (60-64). Em mais um grande período de Deodato, o Rubro-Negro foi valente até o último instante, mas não conseguiu virar o placar.
Quinteto inicial
Ricardo Fischer, Penka Aguirre, Loku Cuello, Gabriel Jaú e Hettsheimeir.
Técnico: Gustavo De Conti
Próximo compromisso
O Flamengo volta à disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) apenas para as quartas de final. Com a segunda colocação na fase classificatória, o time ganhou a vantagem de pular as oitavas da competição, que tem jogos até o dia 24 de abril.