FlaBasquete embala no último quarto e encerra 2021 com vitória sobre o Cerrado fora de casa
Faverani e Olivinha foram os maiores destaques rubro-negros; equipe volta à quadra dia 9 de janeiro, no Maracanãzinho
Por Comunicação - Flamengo - emO Orgulho da Nação fechou o ano de 2021 com vitória. Depois de três quartos equilibrados, a equipe deslanchou no último período e venceu o Cerrado por 91 a 75, no ginásio da ASCEB, em Brasília, pela 11ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB).
O capitão Olivinha foi o cestinha rubro-negro, com 21 pontos. Faverani fez ótima partida e chegou a 20, seguido por Yago, 14 pontos. Rafael Mineiro chegou ao duplo-duplo, com dez pontos e 12 rebotes.
O jogo
Inspirado, Vitor Faverani foi o grande destaque da equipe rubro-negra nos primeiros dez minutos da partida: o pivô tomou conta do jogo, com 14 pontos marcados - três bolas de fora do perímetro - e muita aplicação na defesa. Foi um quarto lá e cá, com alta pontuação das duas equipes, e o Mengão chegou ao segundo período vencendo por 27 a 24. Neste quarto, foi a vez de Olivinha ditar o ritmo do duelo. Elétrico no ataque, o capitão foi fundamental para manter o Rubro-Negro à frente no marcador e chegou aos 11 pontos - 15 no total.
Fazendo frente ao jogo físico da equipe do Cerrado, o Flamengo começou o terceiro quarto com oito pontos de vantagem (39-47), mas o torcedor viu mais um período bastante parelho. A equipe de Brasília acabou vencendo a parcial, mas o Rubro-Negro se manteve à frente (57-64). No último quarto, Luke Martinez deixou cinco pontos já nos primeiros minutos, seguido por uma bola tripla de Rafael Mineiro e uma bela enterrada de Túlio da Silva. A sequência veio em um momento importante na partida: o time não deixou o adversário gostar do jogo, abriu 14 pontos de dianteira (60-74) e ainda ampliou a vantagem para dar números finais ao placar.
Próximo compromisso
O primeiro jogo do Mengão em 2022 será no dia 9 de janeiro, às 18h, contra o Pinheiros, em mais uma rodada do NBB. A partida será no ginásio do Maracanãzinho, a casa do FlaBasquete.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, MOSS, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).