Notícias

Final Four da BCLA começa nesta sexta com Flamengo em busca de mais uma decisão continental

Rubro-Negro encara o Franca nesta sexta-feira, às 21h10, em semifinal histórica; mais cedo, Boca e Instituto se enfrentam pela outra vaga na decisão

Por - em

Paula Reis / CRF

O grande dia chegou. Nesta sexta-feira santa, o Maracanãzinho abre suas portas para o Final Four da Basketball Champions League Americas (BCLA), reunindo as quatro melhores equipes de basquete do continente. O Flamengo, anfitrião da reta decisiva, encara o Franca às 21h10, de olho na vaga para a final da competição. Mais cedo, às 18h10, Boca Juniors e Instituto Córdoba, ambos da Argentina, duelam pela outra semifinal. O torneio terá sua grande decisão no sábado (19), às 21h10. Às 17h10, no mesmo dia, será realizada a disputa do terceiro lugar. A FlamengoTV e o SporTV transmitem os confrontos.

Nesta quinta-feira, técnicos e capitães das quatro equipes deram entrevista coletiva para dar o pontapé inicial as competições do final de semana. Pelo Flamengo, falaram Sergio Hernández e Franco Balbi.

“Fico muito feliz de estar nessa situação mais uma vez. Joguei a primeira Liga das Américas, em 2008. Jogar contra Franca, um adversário com tanta história, é um desafio muito difícil, mas excitante. Gosto de jogar com essa pressão. Do outro lado, duas equipes argentinas que eu conheço muito bem. É um Final Four muito especial para mim”, afirmou Sergio.

Balbi vê a preparação da temporada inteira culminar neste momento. “A expectativa é muito grande. Nos preparamos durante todo o ano para esse tipo de momento. Vemos fazendo um bom trabalho. Agora é colocar em prática, mostrar em quadra. Fazer nosso melhor papel para garantir mais uma final continental para o Flamengo. Não vai ser fácil, mas estamos preparados para o desafio.”

Acompanhe a coletiva na íntegra:


Retrospecto e campanha rubro-negra na BCLA

Com elenco acostumado a momentos como esse e uma campanha maiúscula ao longo da competição, o Flamengo chega embalado ao Final Four: Com oito partidas e sete vitórias até aqui, o rubro-negro soma o melhor ataque da BCLA, com média de 91.6 pontos por jogo, melhor aproveitamento de bolas de três (39.1%), melhor saldo de pontos (+/-) e maior eficiência por partida. Um dos principais nomes da equipe é o armador Alexey Borges, que lidera a competição em assistências (8.2 por jogo), em eficiência (21.7 de média) e ainda é o cestinha rubro-negro, com 14 pontos por partida.


Paula Reis / CRF

O Flamengo traz consigo grande tradição no cotejo continental. É a única equipe a disputar todas as seis edições da BCLA, classificando-se em primeiro lugar do seu respectivo grupo em todas. Esta é a quinta vez que o Rubro-Negro alcança a semifinal, tendo sido campeão da BCLA 2 e vice nas edições 1, 4 e 5. No total, são 53 jogos disputados na história da competição e 44 vitórias. A única vez em que caiu antes das semifinais foi justamente quando o torneio teve sua reta final no Rio de Janeiro, formato “Final Eight”. Agora, em casa novamente, o clube tem a chance de reescrever essa história.

Na atual temporada, Flamengo e Franca já se enfrentaram três vezes: duas vitórias rubro-negras no Rio (uma pelo NBB e outra na Super 8), e um triunfo francano no Pedrocão, nesta última terça-feira. Os dois clubes também decidiram finais recentes do NBB, da própria BCLA e da Super 8, reforçando o peso do confronto de hoje.

Além do título continental, o campeão da BCLA garante vaga no Mundial de Clubes da FIBA, que será realizado em Singapura, no segundo semestre.

Os ingressos seguem à venda com preços a partir de R$20, e há uma promoção especial para os torcedores. Utilizando o cupom BCLA75, o público garante 75% de desconto na compra. Os torcedores do Flamengo devem adquirir suas entradas pelo site ingressos.flamengo.com.br, enquanto os demais torcedores podem comprar em futebolcard.com. As bilheterias também funcionarão nos dias de jogo.