Notícias

Estácio e Flamengo consolidam parceria no Basquete

Instituição de ensino e o Mais Querido vão para o quarto ano consecutivo como parceiros nas quadras

Por - em
Mais uma temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) se inicia e Estácio e Flamengo mantêm a parceria fomentando a modalidade no país. Desde 2014, a parceria extrapola as quatro linhas, e envolve diversas trocas de experiências entre alunos, colaboradores e atletas.
 
Em 2017, por exemplo, durante a pré-temporada da equipe adulta do FlaBasquete no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, os alunos de Comunicação Social tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência do trabalho de um repórter, realizando a cobertura de partidas e treinos, além de entrevistarem os atletas do time pentacampeão brasileiro durante o Media Day da Liga Nacional de Basquete com a equipe carioca.  Já os alunos do curso de Educação Física acompanham, desde o primeiro ano de contrato, aulas práticas nos treinos e jogos do time adulto da Gávea. Ou seja, experiência que faz a diferença na formação de um profissional. A ideia é envolver o maior número possível de alunos e de diversos cursos nestas ações.  

A integração não para por aí. Recentemente o Rubro-Negro e a Estácio se uniram em uma ação solidária e doaram alimentos não-perecíveis para uma instituição de caridade que atende 400 crianças no Rio de Janeiro. Os alimentos foram recolhidos durante os jogos preparatórios do time para a temporada 2017/18 e encaminhados para o Solar Meninos de Luz, que já é parceira instituição de ensino há alguns anos.
 
"É muito importante essa doação, pois nos ajuda a manter a escola, já que a gente fornece três refeições diárias para os alunos – café da manhã, almoço e lanche – o que dá uma média de 1.500 refeições feitas por dia. Temos 400 crianças e 100 funcionários, então essa ajuda de doação de alimentos é fundamental. A experiência das crianças conhecerem o time também foi muito legal", celebra Fernando Barbosa, Assistente de Marketing do Solar Meninos de Luz.
 
"Nossa parceria com a Estácio já vem há quatro anos dando frutos com o basquete. Contar com a instituição referência em seu segmento como nossa patrocinadora é uma demonstração de como grandes empresas são importantes na projeção dos esportes no país. Nos últimos anos a modalidade aumentou sua base de fãs e interessados, o que não seria possível sem a atuação forte de organizações que abraçaram a causa, e estamos felizes de continuarmos juntos nessa caminhada junto com a instituição", finaliza o Vice-Presidente de Marketing do Flamengo, Daniel Orlean.
 
"Temos muito orgulho de realizar parcerias como essa que acabam impactando positivamente tantas pessoas. Isso reafirma cada vez mais a nossa missão que é de Educar para Transformar. Para nossos alunos, a experiência de acompanhar os jogos, os treinos, e aprenderem, na prática, o exercício de algumas profissões, é inestimável. Esperamos continuar juntos por muitos anos. O Flamengo é uma potência no basquete e um time muito querido pelos torcedores. A Estácio fica muito feliz com essa parceria e esperamos continuar juntos por muitos anos. Desejamos sorte para a equipe nessa nova temporada do NBB", declarou Claudia Romano, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade.
 
Nesta parceria, os jogadores também têm a possibilidade de estudar na Estácio, podendo obter um diploma do ensino superior. O ala-armador Marcelinho Machado é um exemplo disso. Ele, que está indo para a sua última temporada como atleta, se formou em Marketing no Ensino à Distância da Estácio. Um exemplo para outros atletas que podem buscar um novo caminho após sua carreira esportiva.
 
"Eu penso que, por mais que você não vá usar o conhecimento específico do que você está aprendendo na faculdade dentro do esporte, uma cabeça pensante tende a trabalhar melhor em tudo que faz. Quando você se sente produtivo estudando, aprendendo, se formando, você acaba rendendo melhor em tudo na sua vida, inclusive dentro de quadra. Então, é uma parceria muito bem-vinda. Eu me formei pela Estácio e eu espero que outros atletas possam seguir esse caminho também", declara o capitão do Rubro-Negro.
 
Para o treinador José Neto, a parceria vai muito além da estampa na camisa do time.
 
"A Estácio está apoiando o basquete há muitos anos, independente do momento dentro de quadra. É um parceiro que vem de encontro com os princípios do clube, que é sempre trabalhar visando mais do que resultados de excelência, e sim promover condições necessárias para que êxitos sejam constantes, focando no desenvolvimento da qualidade de todos os integrantes da equipe".
 
O Flamengo joga sua primeira partida como mandante pelo NBB10 nesta quinta-feira (30), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 19h30 (horário de Brasília), em busca do hexacampeonato nacional. A equipe acumula cinco taças da competição na Gávea, além da Liga das Américas e da Copa Intercontinental (o mundial de clubes).  

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé