Notícias

Em quadra reformada na Gávea, Fla deixa a vitória escapar

Basquete rubro-negro acabou superado pelo Uberlândia e domingo (27.03) enfrenta o Brasília

Por - em
Na noite da reinauguração da quadra do Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, a vitória do Flamengo não veio por muito pouco. Pela 12ª rodada do NBB (Novo Basquete Brasil), o time foi superado pelo Uberlândia por 90 x 88, nessa sexta-feira (25.03). Com o resultado, o Rubro-negro ocupa agora a segunda colocação na classificação geral, empatado com o Pinheiros, com 18 vitórias em 25 partidas (72% de aproveitamento). O Brasília, próximo adversário do Flamengo e com um jogo a mais, é o líder: 19 vitórias em 26 jogos (73,08%). As duas equipes se enfrentam no domingo (27.03), às 13h, no Tijuca Tênis Clube.
 
O cenário da festa era perfeito: a quadra, que não era usada desde 2009, ganhou um moderno piso flutuante, além de tabelas e placar novos. Nas paredes, imagens dos jogadores com seus respectivos autógrafos. E a torcida compareceu em peso.
 
Antes do começo da partida, a presidente Patrícia Amorim cortou uma fita, simbolizando a reinauguração da quadra.
 
"É com muito orgulho e emoção que realizamos esse sonho de retomar o ginásio Hélio Maurício e poder trazer os jogos de basquete para cá", disse a presidente, emocionada.
 
E o Flamengo esteve muito perto de levar a partida para a prorrogação. Faltando dois segundos para o fim, a posse de bola era rubro-negra, em arremesso lateral. Hélio passou para Jefferson, que girou rápido e chutou. A bola bateu no aro e quase entrou. A torcida reconheceu o esforço da equipe e aplaudiu no final.
 
"No primeiro quarto, o americano Robby Collum acabou fazendo a diferença. Conseguimos voltar para o jogo e equilibrar, mas acabamos perdendo nos detalhes", disse Jefferson.
 
Apesar de a primeira sexta da reformada casa ter sido de Marcelinho, o time perdeu o primeiro quarto (28 a 23) e foi para o intervalo com cinco pontos de desvantagem (40 a 35).
 
A equipe rubro-negra só conseguiu passar à frente quando faltavam oito minutos para o fim do terceiro quarto: 41 a 40. Era o início da reação comandada pelo americano Teague e pelo pivô Átila, que entrou no lugar de Babby, machucado (sub-luxação da articulação acrômio-clavicular). O time fechou o terceiro período vencendo por 64 a 62.
 
O Uberlândia melhorou no quarto final e voltou a ficar à frente quando faltavam seis minutos (70 a 69). Apesar do equilíbrio, prevaleceu a a precisão do americano Robby Collum, cestinha da partida com 34 pontos.
 
"Realmente eles tiveram os méritos da vitória. Mas agora é pensar no próximo jogo, contra o Brasília", disse Marcelinho.
 
O Flamengo começou com: Marcelinho (24), Hélio (2), Duda (8), Teichmann (4) e Bábby (10). Entraram: Fred (-), Átila (9), Teague (28), Wagner (-), Guto (-) e Jefferson (3).