Em noite de Marquinhos, FlaBasquete atropela Botafogo pelo NBB
Ala faz 35 pontos e lidera nona vitória rubro-negra na competição
Por Comunicação Flamengo - emAnotaram a placa? O Flamengo encarou - e atropelou - o Botafogo na noite desta sexta-feira, no Tijuca Tênis Clube, com um placar que mostrou bem a diferença entre as equipes. Marquinhos fez 35 pontos e foi disparado o nome da vitória por 102 a 73 que colocou o Mais Querido momentaneamente na segunda colocação da tabela, com nove vitórias em 12 partidas. O time já está garantido no Super 8, mas ainda depende dos resultados para saber quem vai enfrentar na competição.
Gustavo De Conti escalou um Flamengo diferente. Poupados, Anderson Varejão e João Vitor não participaram da partida. Sem os pontos de referência no garrafão, o time ficou mais forte para arremessar do lado de fora, o que resultou em 13 bolas de três e foi determinante para o resultado elástico. Após o triunfo, o FlaBasquete se prepara para enfrentar o Minas, em Belo Horizonte, no próximo sábado (15), na última rodada do ano antes da pausa para o Super 8, torneio que contará com os oito melhores colocados do NBB e que vale vaga na Liga das Américas 2019.
O primeiro quarto foi cheio de equilíbrio entre os times. Com jogadas rápidas e defesas bem postadas, tanto Flamengo quanto Botafogo demoraram para passar da barreira dos 10 pontos. Quem destoou positivamente foi Marquinhos. O MVP estava calibrado no primeiro quarto e anotou 11 pontos, sendo o único a ultrapassar os dois dígitos. Sua pontaria foi essencial para o Flamengo fechar na frente exatamente com 11 de diferença, por 26 a 15.
No segundo, o Flamengo começou diferente e com muita dificuldade para fazer os pontos. Foram dois minutos até a primeira bola cair, com Jhonatan, de três, e mais três minutos até Marquinhos fazer a segunda cesta na etapa, também de três. Aí não parou mais. O MVP acertou todas as que tentou na etapa e terminou com nove, chegando a 20 no final. O Flamengo se reencontrou em quadra e não deu chances ao Botafogo, que parou de pontuar. A diferença ao final dos 10 minutos era de 15 pontos (47 a 32), praticamente definindo o jogo.
A volta para o segundo tempo foi decisiva. O Flamengo esteve com um ritmo que o Botafogo não conseguiu acompanhar. A vantagem disparava à medida que o relógio corria. Marquinhos, novamente, ditou o ritmo com 12 pontos no quarto e aproveitamento de 100% os arremessos mais uma vez. O time rival teve que assistir o arrasador Flamengo em quadra sem muito o que fazer. A diferença final de 26 pontos (79 a 53) já indicava que o jogo havia acabado.
Os 10 minutos finais foram protocolares. Com total controle da partida, Gustavo De Conti deixou Marquinhos no banco e o time ficou mais heterogêneo no ataque. Porém, com o resultado amplamente favorável, foi apenas questão de administrar o placar até esperar o apito final. Vitória tranquila e que traz tranquilidade para a equipe na retomada do NBB.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.