Em duelo marcado pelo equilíbrio, FlaBasquete vence Boca Juniors por 70 a 69 na estreia da BCLA
Confronto diante dos argentinos contou com emoção até o fim no Tijuca Tênis Clube. Gui Deodato e Shaq Johnson foram os destaques com 16 pontos
Por Rômulo Paranhos - emEm sua estreia na Basketball Champions League Americas, o FlaBasquete venceu o Boca Juniors por 70 a 69 na noite deste domingo (15), no ginásio do Tijuca Tênis Clube, em duelo muito equilibrado do início ao fim. Gui Deodato e Shaq Johnson foram os destaques do confronto, ambos com 16 pontos marcados.
Destaques
Gui Deodato – 16 pontos;
Shaq Johnson – 16 pontos;
Alexey – 11 pontos;
Lucas Siewert – 10 pontos.
1º Quarto
O duelo entre brasileiros e argentinos começou bem equilibrado, com as equipes se alternando na vantagem no marcador. O Orgulho da Nação acertou três bolas triplas seguidas. Por outro lado, o Boca respondia com cestas de dois pontos, deixando a diferença sempre por um ponto. Num momento importante, Lucas Siewert recebeu livre no perímetro e marcou os três pontos. O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio e os argentinos terminaram a parcial vencendo por 22 a 20.
2º Quarto
No início do segundo período, o Boca Juniors aumentou a vantagem para cinco pontos. Com alguns erros no ataque, a equipe rubro-negra tinha dificuldades para pontuar. Enquanto isso, os argentinos aproveitavam suas chances para marcar pontos. Nos minutos finais, o Orgulho da Nação buscou a reação e encostou no placar novamente. Com a mira afiada de Kayo Gonçalves na bola de três, a diferença caiu para apenas um ponto. Nos últimos segundos, o Boca voltou a pontuar e fechou o quarto na frente por 35 a 33.
3º Quarto
O FlaBasquete voltou do intervalo cometendo erros no ataque e desperdiçando chances de pontuar. Com isso, o Boca Juniors seguia com regularidade no ataque e aproveitava as oportunidades. Gui Deodato deu uma linda assistência para Taya Gallizzi ir na cravada para marcar mais dois pontos para o Mengão, que cresceu no jogo e voltou a ficar apenas um ponto atrás no placar. Nos três minutos finais, o Orgulho da Nação buscou a virada e se manteve na frente até o término do quarto: 54 a 50.
4º Quarto
No último quarto, o confronto seguiu muito equilibrado. O Boca Juniors não permitia com que o Rubro-Negro abrisse grande vantagem e seguia vivo na disputa. Gui Deodato recebeu livre e anotou mais uma bola tripla na partida. Alexey gingou pra cima da marcação e marcou mais dois pontos. Os minutos finais foram eletrizantes! A equipe argentina voltou a encostar no placar, e com isso, cada bola se tornava importante. Nos últimos segundos, Gallizi recebeu livre debaixo da tabela e fez mais dois pontos. E foram esses pontos que praticamente sacramentaram a vitória rubro-negra por apenas um ponto: 70 a 69.
Vale destacar que, nos dois últimos segundos, o Boca teve dois lances livres ao seu favor e acabou desperdiçando um, garantindo assim a estreia com vitória rubro-negra na BCLA.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima terça-feira (17) para enfrentar a equipe do Toros de Chiriquí, às 19h40, novamente no ginásio do Tijuca Tênis Clube, pela segunda partida da fase de grupos da BCLA.
Quinteto inicial
Alexey, Gui Deodato, Shaq Johnson, Lucas Siewert e Taya Gallizzi.
Técnico: Gustavo De Conti.