Duelo de camisas pesadas: FlaBasquete e Boca se enfrentam nesta sexta pela Champions League Americas
Técnico Gustavo De Conti e pivô Vitor Faverani falam sobre a expectativa para a competição, neste final de semana, no Maracanãzinho
Por Isabela Abirached - emUm duelo marcado pela rivalidade entre Brasil e Argentina vai abrir mais uma edição da Basketball Champions League Americas. Flamengo e Boca Juniors entram em quadra levando duas camisas de peso para o ginásio, às 19h30 desta sexta-feira, no Maracanãzinho.
O Rubro-Negro está no Grupo D, que também conta com Universidad de Concepción, do Chile, além dos argentinos. O confronto com os chilenos será no domingo, no mesmo local e horário: 19h30, no Maracanãzinho.
Os ingressos para as duas partidas estão à venda pela internet, por a partir R$15, e também poderão ser comprados no dia da partida, a partir das 14h, na Bilheteria 2 do Maracanã.
Vitor Faverani chegou ao Flamengo em junho para sua primeira experiência jogando em seu país. Natural de Porto Alegre, o experiente pivô saiu cedo do Brasil e brilhou na Espanha, onde jogou por Valencia, Murcia, Unicaja Malaga e Barcelona. As boas atuações na Europa o levaram ao Boston Celtics, tradicional franquia da NBA. Agora, ele quer ser campeão no Rubro-Negro.
“A expectativa é grande, o Flamengo não entra em nenhuma competição para perder, o objetivo é sempre ganhar, e com a Champions não é diferente. A gente está preparado para o Boca ou qualquer time que vier. O que importa é jogarmos duro para vencer o jogo”, disse Faverani.
Gustavo De Conti, eleito Técnico do Ano pela Liga Nacional de Basquete (LNB), comandou o time campeão de tudo na última temporada e está em seu quarto ano à frente do Orgulho da Nação. Vice-campeão na primeira e campeão na segunda disputa da Champions pelo Flamengo, Gustavinho espera grandes desafios pela terceira vez em busca do título continental.
“Nossa experiência mostra que não encontraremos jogos fáceis, independentemente do adversário. Vão ser sempre jogos duros, com os campeões de cada país e ainda reforçados por diversos estrangeiros de ótimo nível. Nosso primeiro adversário, o Boca, é um time que liderou boa parte do campeonato argentino e ainda está entre os primeiros colocados. Eles têm jogadores de seleções nacionais, não só da Argentina”, disse o técnico, que também espera jogo duro contra os chilenos, no domingo.
“A Universidad de Concepción também é um ótimo time, campeão nacional, recheado de estrangeiros de ótimo nível. Será um ótimo espetáculo, com a competitividade lá em cima, como sempre foi na competição”, concluiu Gustavinho.
Atual campeão da Champions e vencedor da Liga das Américas em 2014, o FlaBasquete vai em busca do tri continental. O FlaBasquete manteve no elenco, além do Deus da Raça e capitão, Olivinha, os jogadores da Seleção Brasileira Yago Mateus e Rafael Mineiro, o argentino Franco Balbi e o americano-mexicano Lucas Martinez. Como reforços chegaram os norte-americanos que atuavam na Argentina Dar Tucker e Brandon Robinson, MVP da final da Champions League 2020, Vitor Faverani, JP Batista e Túlio da Silva.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, MOSS, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).