Notícias

Decisão do NBB terá quarto jogo no Rio

Flamengo perde por 93 a 90 no Nilson Nelson e série com o Brasília fica empatada em 1 a 1

Por - em

A decisão do Novo Basquete Brasil vai voltar para o Rio de Janeiro na semana que vem. Na noite desta sexta-feira, o Brasília venceu o Flamengo, no Ginásio Nilson Nelson, por 93 a 90, e forçou o quarto jogo da série melhor de cinco partidas para decidir o campeão brasileiro de basquete de 2010. Mesmo com os 41 pontos de Marcelinho, os rubro-negros, que haviam vencido o primeiro jogo, foram derrotados e o duelo agora está empatado em 1 a 1. O desempate acontece no domingo, às 11h15, quando as equipes se reencontram na capital federal.

O Flamengo começou a partida a todo vapor. E o Brasília também. Fazendo sua terceira final consecutiva de Nacional e conhecendo bem um ao outro, os dois times fizeram um jogo bem equilibrado desde que a bola subiu. Mas os visitantes foram quem largaram melhor. Com o ala-pivô Teichmann inspirado, anotando 12 pontos, a equipe rubro-negra abriu vantagem no primeiro quarto: 27 a 21. No segundo, os brasilienses reequilibraram o jogo, mas o Fla seguiu liderando e foi para o vestiário na frente, com vantagem de 45 a 44, conquistada em um arremesso de Dedé no último lance de ataque rubro-negro no primeiro tempo.

E no terceiro período, a partida seguiu com a cara de um Flamengo e Brasília. Reclamações da arbitragem, muita vibração a cada cesta e viradas no placar. Os rubro-negros começaram melhor e chegaram a abrir cinco pontos de vantagem, mas após uma falta antidesportiva de Dedé, o time da casa encostou, diminuiu a diferença e voltou ao jogo. O técnico Paulo Chupeta chegou a pedir tempo para que sua equipe abaixasse a adrenalina na partida, mas a equipe não reencontrou seu melhor basquete e acabou indo para o último quarto perdendo por oito pontos (68 a 61), a maior vantagem do Brasília no duelo.

O clima continuou quente no último quarto. Alex, do Brasília, e Marcelinho, chegaram a discutir e trocar empurrões quando ainda restavam sete minutos para o fim do jogo. E o lance parece ter motivado o camisa 4 do Flamengo, que logo em seguida converteu arremesso de três e diminuiu a vantagem para quatro pontos. A reação emplacou, mas mesmo com os 41 pontos de Marcelinho, os brasilienses seguiram melhores, e com o time de Paulo Chupeta precipitando-se nos arremessos, precisaram apenas administrar a vitória. No fim, emocionante, o Fla teve a posse de bola a cinco segundos do fim, mas Marcelinho não converteu e o Brasília acabou vencendo por 93 a 90.

\

Brasília: Arthur (6), Estevam (17), Valtinho (15), Alex (17), Guilherme (19), Nezinho (16) e Cipriano (3)
Flamengo: Marcelinho (41), Hélio (3), Dedé (4), Wagner (6), Duda (3), Vitor (2), Jefferson (9), Teichmann (20) e Alírio (2)