Conheça os pivôs do FlaBasquete para a disputa da LDB 2018
João Vitor, Thiago Sorriso, Ruan e André Miguel jogarão no garrafão rubro-negro
Por Vitor Cachoeira - emFechando o elenco rubro-negro para a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete, apresentamos os pivôs. Com a presença de atletas que treinam constantemente no elenco adulto, com exceção de João Vitor, que já faz parte do grupo principal do FlaBasquete desde a última temporada, o Mais Querido vem com um garrafão de peso para a competição.
Pivô do elenco principal e grande nome do elenco para a LDB, João Vitor França é a representação da força rubro-negra próxima ao aro. Referência dentro da equipe, JV avaliou mais uma experiência defendendo as cores do Flamengo.
"A LDB hoje tem um papel fundamental na carreira dos atletas que estão começando, é uma excelente iniciativa! Ajuda a dar mais confiança para os mais jovens como eu em um elenco adulto", abordou João. Sobre ser uma referencia, o pivô continuou destacando: "Acho que treinei bastante pra estar aqui, ser essa referência, não é atoa. Buscarei ajudar o time com o meu basquete e ajudar sempre os mais novos".
Sobre atuar com equipes fortes e dentro de casa, João Vitor finalizou destacando uma das falas do técnico Paulo Chupeta.
"O Chupeta sempre nos diz que não temos que entrar na quadra olhando pro outro lado, temos que nos dar o próprio respeito deixe que eles olhem pra nós. Independente de quem iremos enfrentar, eles terão que nos respeitar", concluiu.
Com grande potencial, Thiago Carvalho, o Sorriso, sempre se destacou na base rubro-negra. Cria da Gávea, o ala-pivô irá para mais uma competição defendendo o Manto Sagrado.
"É um campeonato que a importância é imensa, de nível nacional e com equipes que são consideradas muito fortes e portanto será uma vitrine para todos mostrarem que tem um grande potencial. Nossa expectativa é a melhor possível, pois temos treinado muito forte e nossa equipe tem muita qualidade para fazer uma ótima primeira fase", avaliou Sorriso.
"A experiência que tivemos nesse campeonato Sub-21 no começo do ano somou muito, pois jogamos contra equipes fortes e assim vimos o nível técnico bem elevado. Nos ajudou também na questão do entrosamento, pois somos uma equipe nova com atletas de diversas categorias", finalizou.
Retornando ao Flamengo, André Miguel foi campeão da Copa Brasil de Clubes no início do ano pelo Fluminense. Disposto a conquistar mais um título na sua volta para casa, o ala-pivô traz bagagem para mais uma LDB.
"A LDB é muito importante. É um dos melhores campeonatos de base, tem muita visibilidade e as equipes possuem um alto nível. Temos que usar a competição para aprimorar o nosso basquete e usar como um grande preparativo para disputar um campeonato como adulto", disse André.
De volta ao Flamengo, o jogador vibrou por voltar a defender o Manto Sagrado.
"Primeiramente agradeço a Deus por estar de volta a essa grande equipe. Sou muito grato ao técnico Paulo Chupeta por ter lembrado de mim e ao Flamengo por novamente me dar essa oportunidade. Estou muito feliz, pois o Flamengo foi o primeiro clube que me abraçou, me revelando ao mundo do basquete", explicou o pivô, que continuou falando sobre os ensinamentos aos mais jovens para a competição.
"Aos mais novos sempre tento passar que estar no Flamengo e uma grande responsabilidade, todos querem vestir essa camisa, portanto não podemos desperdiçar essa chance. Serão cinco jogos difíceis, contra grandes times, mas faremos tudo que estamos treinando e teremos um bom resultado", finalizou André Miguel.
O mais jovem do elenco na posição, Ruan é um garoto promissor e que se destaca em todas as categorias. Presença constante nos treinos da equipe adulta, o pivô vai para a sua segunda LDB, desta vez mais preparado.
"Os adversários na LDB são de um nível muito alto, mas eu e minha equipe estamos preparados para isso. Sabemos será um bom desafio e eu tenho plena confiança em cada um que está ao meu lado. Vamos dar nosso melhor em todas as fases, sempre buscando a vitória", abordou o pivô, que completou falando sobre o aprendizado obtido na Copa Brasil Sub-21.
"Nós não tivemos os resultados que gostaríamos, mas de qualquer forma foi uma experiencia única. Podemos melhorar para a LDB, tanto taticamente quanto fisicamente. Os nossos erros serviram de aprendizado e desse período para cá, trabalhamos duro para alcançar nossos objetivos", enfatizou.
Por fim, o ala-pivô falou sobre a vivência que está tendo com o elenco adulto e o quanto isso pode ajudar para o seu desenvolvimento.
"Essa é uma experiência muito importante para mim. Estou tendo a grande oportunidade de observar e treinar com grandes jogadores de alto nível, que podem me ajudar a ter uma performance e desenvolvimento maior na minha categoria e até mesmo na LDB", finalizou Ruan.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Thinkseg, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.