Notícias

Comprometido com a vitória, Fla vence mais uma no NBB

Equipe buscou o resultado até o último segundo em quadra, mesmo com classificação aos playoffs garantida

Por - em
Na noite deste sábado (29.03), o Flamengo mostrou porque vive excelente fase na temporada. Mesmo classificado, antecipadamente e em primeiro lugar, para os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB), o time encarou com total seriedade o Franca, em partida que não precisava do resultado, e venceu, na prorrogação, por 92 a 89. Os destaques do time foram o cestinha Marcelinho, com 20 pontos, Gegê, com cinco assistências, e Olivinha, com sete rebotes.

O primeiro quarto começou difícil para o Fla. O Franca tinha o domínio da partida, até que, faltando dois minutos para o fim do período, Gegê e Marcelinho acertaram duas bolas de três consecutivas, antes de uma enterrada de Marquinhos. Com oito pontos seguidos, o Rubro-Negro encostou no placar, que mostrava 17 a 16 para o adversário. O quarto terminou com pequena vantagem de Franca: 20-18. No segundo quarto, partida seguiu lá e cá. Quando o placar mostrava 26-25 para Franca, a ponte aérea de Washam para Meyinsse virou o jogo para 27-25 para o Mais Querido. Faltando três minutos para o fim o período, o Fla chegou a maior vantagem até então no confronto, de seis pontos, depois de dois lances livres convertidos por Gegê: 36-30. Até o fim do quarto, a vantagem aumentou para sete pontos e o Rubro-Negro foi para o intervalo vencendo por 44 a 37. Washam foi o cestinho do Mais Querido no primeiro tempo, com 12 pontos em 17 tentados, um aproveitamento de 70.6%. 

Na metade do terceiro quarto, com bolas de três de ambas equipes caindo, o jogo voltou a ficar parelho. O 56º ponto do Fla foi uma linda jogada de Olivinha, que fez a infiltração e, desequilibrado, usou a tabela para marcar. O ala-pivô foi um dos destaques da segunda etapa, com 11 pontos. Marquinhos e Gegê eram os maiores garçons da equipe, com cinco assistências cada. Faltando poucos segundos para o fim do confronto, os times foram de ponto em ponto – e tempo em tempo – para buscar a vitória, mas não conseguiram evitar a prorrogação.

No tempo extra, a partida se manteve equilibradíssima. Faltando 25 segundos para o fim da prorrogação, o Fla conseguiu dois pontos de vantagem com cesta e falta de bonificação, convertida em mais um ponto por Meyinsse. Marcelinho recebeu falta e converteu os dois lances livres, deixando o placar em 92 a 88 para o Mais Querido. Na sequência, o juiz marcou falta do Fla em bola de três de Basden: mais três lances livres e emoção para o confronto. Mas Basden errou os dois primeiros arremessos e a vitória ficou com o líder do campeonato. 

Classificado para os playoffs desde a partida contra o Uberlândia na última quinta-feira (27.03), o Flamengo entrou em quadra sem precisar do resultado, mas em nenhum momento desistiu da vitória. "Foi um jogo bastante complicado, mas a nossa equipe manteve o foco e conseguiu uma vitória difícil na prorrogação. Isso mostra que nosso time quer muito mais, está trabalhando duro. Quando entramos em quadra, entramos para ganhar sempre, não importa se já estamos classificados em primeiro. Ainda temos três jogos pela frente e vamos buscar mais três vitórias para chegar com moral nos playoffs", disse o ala-pivô Olivinha.