Com domínio do início ao fim, FlaBasquete vence o Minas por 76 a 67 e sai na frente nas semifinais
Lucas Martinez foi o destaque da partida com 15 pontos. Segundo jogo da série acontece no domingo (15), às 11h, em Belo Horizonte
Por Rômulo Paranhos - emNo primeiro jogo das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB), o FlaBasquete largou na frente e venceu o Minas por 76 a 67 na noite desta quinta-feira (12), no ginásio do Tijuca Tênis Clube. No embalo da Nação, o Mengão dominou o confronto do início ao fim, com Lucas Martinez sendo o destaque com 15 pontos. Agora, o Mais Querido vai à Belo Horizonte no próximo domingo (15) para a disputa da segunda partida da série.
O jogo
Os primeiros dois pontos da partida vieram das mãos de JP Batista, que logo em seguida acertou uma bola tripla. Rafael Rachel fez a finta e também converteu uma bola de três. O Orgulho da Nação estava muito bem nos rebotes ofensivos, conseguindo ficar com a maioria das bolas. Com isso, a equipe ganhava tempo para trabalhar as jogadas com tranquilidade e converter os pontos. O FlaBasquete dominou o primeiro quarto e terminou com vantagem de dez pontos: 22 a 12.
O Minas voltou mais ligado no segundo período e fez a vantagem rubro-negra cair. Olivinha fez boa jogada individual no garrafão, converteu os pontos, sofreu a falta e cravou o lance livre de bonificação. Na sequência, o “Deus da Raça” acertou mais uma bola tripla para o Mengão. Faverani, com auxílio da tabela, também converteu mais três pontos. No decorrer do quarto, o Orgulho da Nação voltou a abrir vantagem no placar e fechou o primeiro tempo na frente: 39 a 26.
Logo nos segundos iniciais do terceiro período, o FlaBasquete rodou muito bem a bola e Luke Martinez converteu mais três pontos. Dar Tucker, atento no jogo, aproveitou o rebote e cravou mais dois. No estouro do cronômetro, Olivinha deu uma bela assistência para Faverani, dentro do garrafão, enterrar mais dois pontos. Em seguida, Yago tentou de fora do perímetro e a bola entrou, marcando seus primeiros pontos na partida. O Mais Querido seguiu com a vantagem: 55 a 44.
No último quarto, Luke Martinez fez boa jogada de infiltração no garrafão e anotou mais dois para o Fla. O Minas esboçou uma reação e chegou a diminuir a diferença para cinco pontos. Em momento decisivo do jogo, Yago converteu quatro lances livres seguidos. O Minas cometia muitas faltas, e com isso, a equipe rubro-negra aproveitava para acertar os arremessos.
Sem sustos, o FlaBasquete venceu por 76 a 67 e abriu vantagem na série melhor de cinco das semifinais do NBB.
Destaques
Lucas Martinez – 15 pontos;
JP Batista – 12 pontos;
Yago – 11 pontos.
Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra no domingo (15) para enfrentar novamente o Minas, às 11h, em Belo Horizonte, pelo segundo jogo das semifinais do NBB.
Quinteto inicial
Yago, Lucas Martinez, Rafael Rachel, Mineiro e JP Batista.
Técnico: Gustavo de Conti.