BuzzFla: FlaBasquete na Jeunesse Arena
Você lembra os momentos mais marcantes do Mais Querido na sede da Liga Sul-Americana?
Por Mariana Sá - emO Flamengo terá desafios grandes na próxima semana (20, 21 e 22 de novembro) contra Instituto Córdoba, Minas e Bauru. Se preparando forte para a fase semifinal da Liga Sul-Americana, a equipe rubro-negra retornará a um palco já conhecido: a Jeunesse Arena.
Neste #BuzzFla, relembre os principais momentos do Orgulho da Nação na arena, que já presenciou tantos grandes momentos rubro-negros.
1- Primeiro título do NBB
A história do Mais Querido com a Jeunesse Arena não é de hoje. Lá em 2009, quando o Novo Basquete Brasil era apresentado para o mundo, o Flamengo levantou sua primeira taça justamente no palco dos confrontos da semana que vem.
Em final melhor de cinco, o Mais Querido mandou três jogos na Arena. No último, o quinto confronto da série, era vencer ou vencer, e o vermelho e preto pintou o local.Com mais de 15 mil pessoas apoiando o Mengão, o placar de 76 a 68 deu o título inédito para o clube da Gávea.
2- Mais uma grande final
Outro dia de lotação máxima na Jeunesse para ver o Flamengo campeão no basquete. Em 1 de junho de 2013, o Mais Querido teve a vantagem de decidir em casa o jogo único que definiria o campeão do NBB5. Contra o Uberlândia, Marquinhos e Caio Torres foram os destaques da vitória por 77 a 70. Mais um caneco para a conta e outro dia para ficar na história.
3- Tricampeonato
Com 15.449 presentes no ginásio, na temporada 2013/14 foi a vez de bater o Paulistano na grande decisão, levando a terceira taça do NBB. A Jeunesse Arena testemunhou a atuação gigante de Jerome Meyinsse, MVP da final, e o emocionante triunfo por 78 a 73.
4- Resultado histórico
No dia 26 de maio de 2015, o Fla iniciava a caminhada em mais uma briga pelo título do NBB. No Jogo 1, o Mais Querido teve desempenho sensacional, dominou Bauru do início ao fim e venceu pela maior diferença da história da final do torneio: 91 a 69.
No último dia de Sul-Americana (22/11), as equipes voltam a se enfrentar às 20h30.
5- "Lembrar você, sou campeão Mundial"
Além de todos os momentos memoráveis já citados, o maior de todos ficou para o final. No dia 28 de setembro de 2014, o Flamengo recebeu a decisão da Liga das Américas na Jeunesse Arena e conquistou o maior título da história do basquete naquela quadra. Com uma atuação coletiva gigante, o time derrotou o Maccabi Tel Aviv por 90 a 77, reverteu a desvantagem da derrota no primeiro embate e sagrou-se campeão. Este era o único título que faltava para o basquete rubro-negro ter sido vitorioso em tudo.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.