Antes de rever a Nação, FlaBasquete tem segundo jogo pelo NBB fora de casa contra velho rival
Time enfrenta o Brasília, equipe que derrotou no primeiro título, em 2009
Por Lucas Dantas - emVitória na estreia, mas o resultado já ficou para trás. No basquete, é literalmente um dia depois do outro e o Orgulho da Nação já está com o foco virado para o segundo confronto no Novo Basquete Brasil. Nesta segunda-feira, o time de Gustavo De Conti enfrentará o Brasília Basquete, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, na capital federal.
Será a última partida antes do reencontro com a Nação Rubro-Negra, na quarta-feira, no Rio de Janeiro. E a vitória seria essencial para embalar dois triunfos neste início de competição, onde os times ainda estão se conhecendo. Pentacampeão do NBB, o FlaBasquete busca seu sexto título. Recordista absoluto, o time levantou o caneco nas temporadas 2008-09, 2012-13, 2013-14, 2014-15 e 2015-16.
Flamengo x Brasília
Fora do NBB em 2017-18, o Brasília volta a disputar a competição com outra identidade, mas representando a mesma cidade e com toda a tradição por trás. Nova marca, nova equipe, mas a história do confronto do Mais Querido com o representante da Capital é cheia de rivalidade e equilíbrio.
Em partidas na fase de classificação, os times se encontraram 18 vezes, com nove vitórias para cada lado. Em playoffs, foram 10 jogos, com tudo igual da mesma forma - cinco vitórias para cada lado. Na última temporada não houve jogo.
A caminhada do Penta do basquete começou exatamente contra o time de Brasília. Em 2009, o Mengão faturou o título do primeiro NBB, ao vencer os rivais na série final por 3 a 2. No último jogo, na Arena da Barra, vitória por 76 a 68 diante de mais de 15 mil rubro-negros. Comandado por Marcelinho, que marcou 27 pontos na decisão, o Flamengo iniciou ali a trajetória de maior campeão do Novo Basquete Brasil.
Fala, Deryk!
O ala-armador deu seu depoimento sobre o adversário desta segunda-feira.
"Primeiro é nítido o nível do campeonato, onde o Vasco foi até Brasília e venceu na casa deles, num jogo super equilibrado. Outro ponto que podemos ver, principalmente no começo do campeonato será os times se conhecendo, e se entrosando ainda, por isso a importância desses primeiros jogos, eles podem dar uma base muito importante lá na frente.
E Brasília com certeza tem essa consciência. Podemos esperar um jogo duríssimo porque eles querem buscar sua primeira vitória, num projeto novo, isso é muito importante nesse momento. Mas o Flamengo está muito bem preparado e numa crescente, cada dia e jogo que passa o entrosamento melhora e vamos com tudo em busca dessa vitória".
A análise do treinador
Gustavo De Conti também falou sobre o adversário da rodada.
"A equipe do Brasília está voltando agora e é muito bom para o esporte. É uma equipe tradicional, de uma cidade que ama basquete e que tem também muitos torcedores do Flamengo. Sempre que o clube vem aqui é muito bem recebido.
O Brasília foi montado com jogadores experientes e vitoriosos. Brasileiros e também estrangeiros de muita qualidade, com uma história muito boa em seus clubes e seleções. A equipe vai pegar conjunto durante a temporada e vai brigar pelas primeiras posições, com certeza. Esperamos um jogo muito duro, pois eles perderam a primeira partida e querem vencer em casa".
O adversário
O Brasília estreou no campeonato com derrota, em casa, para o Vasco da Gama, por 76 a 77. O destaque do time foi o ala/armador Zachary, com 25 pontos.
Elenco rubro-negro
Estes são os jogadores relacionados pelo técnico Gustavo De Conti para a partida contra o Brasília.
Davi Rossetto
Franco Balbi
Jhonathan Luz
Kevin Crescenzi
Deryk Ramos
Marquinhos
Rafael Mineiro
Olivinha
Anderson Varejão
João Matheus
David Nesbitt
João Vitor
Transmissão
A partida terá transmissão ao vivo do Facebook do NBB. Para assistir, acesse https://www.facebook.com/NBB.
Ingressos
Calendário de outubro do NBB
Segunda, 15/10 - Brasília x Flamengo, às 20h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido