Notícias

Ala do Quinteto Ideal, Marquinhos faz sua análise da decisão

Melhor jogador da última temporada, camisa 11 fala de sua recuperação após grave lesão no joelho e chama torcida para a final

Por - em
Marquinhos foi anunciado na última segunda-feira (26.05) como um dos jogadores que formam o Quinteto Ideal do Novo Basquete Brasil (NBB). O ala foi o segundo mais votado em sua posição, com 18,1% dos votos. Em 24 jogos disputados no campeonato, o camisa 11 registrou médias de 15,8 pontos e 3,4 rebotes e foi fundamental para a equipe chegar à mais uma final, especialmente na reta decisiva da fase de classificação e nos playoffs. O ala foi cestinha das semifinais, que o Flamengo disputou com o Mogi das Cruzes, com uma média de 19.3 por partida, sendo seu ponto alto os 29 pontos marcados no terceiro jogo da série melhor de cinco. Para a grande final, no próximo sábado (31.05), às 10h, na HSBC Arena, Marquinhos espera uma batalha dura contra o adversário, mas garante que o time está focado e preparado para a vitória.

 
"O grupo do Paulistano é muito qualificado, mas a gente vem treinando muito forte essa semana e vamos procurar defender forte e tentar anular os pontos fortes deles, que são os dois americanos (o ala Holloway e o armador Dawkins). É importante diminuir a porcentagem de arremessos deles e rodar bastante a bola no ataque, para deixar o companheiro sempre em boas condições de chutar", disse Marquinhos.

Holloway, citado como um dos destaques do Paulistano por Marquinhos, chegou ao duplo-duplo no último jogo da série semifinal contra o São José, com 30 pontos e 10 rebotes. O ala rubro-negro sabe da capacidade do americano, mas lembra que o time adversário é mais do que um talento individual. "A gente vem estudando as características dele e com a postura de ter alguém para apertar ele e não deixá-lo confortável durante a partida. Mas o time do Paulistano não é só o Holloway, ele apareceu em uma noite muito inspirada, mas a coletividade deles é um ponto muito forte", analisou.

Melhor jogador da última temporada, o rubro-negro perdeu a primeira parte da atual edição do NBB por conta de uma lesão no joelho, mas deu a volta por cima e fez excelente temporada, sendo um dos destaques da qualificada equipe rubro-negra. "Concorrer a MVP com certeza é uma honra, é o reconhecimento de que seu trabalho está sendo bem feito. Ganhei na temporada passada, mas esse ano é totalmente diferente, tive um primeiro semestre muito difícil, com uma lesão muito grave. Foi muito legal dar essa volta por cima. Ontem, recebi a notícia que faço parte do Quinteto Ideal do campeonato e fiquei muito feliz. Mas tudo é consequência do trabalho de todo o grupo", afirmou.

Para Marquinhos, além da qualidade técnica dos jogadores, da tática pensada por José Neto e da força coletiva da equipe rubro-negra, a Nação também faz parte do pacote de diferenciais do grupo em busca do tricampeonato. "Nossa torcida é fantástica, deu para ver durante o campeonato, eles nos apoiaram nos momentos difíceis que tivemos com jogadores lesionados. Eles podem ser o grande diferencial da nossa equipe e que sábado seja da mesma forma, com eles empurrando o tempo todo. Se a gente cansar, olhamos para eles e criamos forças", disse.

Além de ser a data da grande final, o próximo sábado (31.05) será o dia em que Marquinhos completa 30 anos de vida. O ala espera comemorar com mais um título pelo Orgulho da Nação. "Não teria um presente melhor. Quero ter uma ótima noite de sono, descansar bastante e estar muito bem fisicamente para fazer um grande jogo e ajudar o Flamengo a ser campeão", concluiu.


Nico também entra no Quinteto Ideal

Na posição de armador, o habilidoso Laprovittola também forma o Quinteto Ideal do NBB. O rubro-negro ficou em primeiro, levando grande vantagem sobre seus rivais. Em seu primeiro ano no Brasil, o jovem argentino, de 24 anos, foi um dos grandes destaques da campanha do Flamengo, com médias de 14,9 pontos e 4,9 assistências por partida, e recebeu expressivos 63,2% dos votos.