Notícias

A hora de ganhar com o coração

Flamengo vai em busca do tricampeonato do NBB neste domingo, contra o Brasília

Por - em
Nem Brasilia e nem Rio de Janeiro. O palco da final do Novo Basquete Brasil será Anapólis, em Goiânia. Mas isso em nada preocupa os jogadores do Flamengo. Após uma vitória espetacular por 94 a 74 nesta quinta-feira na HSBC Arena que manteve o time carioca vivo na competição e adiou a decisão do título para o quinto e decisivo jogo, neste domingo, às 10h, no Ginásio Nilton Faria. Os Rubro-Negros sabem que agora é hora do coração falar mais alto na luta pelo tricampeonato nacional. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv.

Acostumado a ser o protagonista de quase todos os jogos do Flamengo, Marcelinho experimentou uma sensação diferente quinta feira passada. Após cometer três faltas logo no primeiro quarto do quarto jogo, o capitão rubro-negro passou quase o tempo todo no banco de reservas e sentiu na pele a agonia do torcedor. Por isso, o capitão rubro-negro espera uma decisão ainda mais nervosa.

"Vai ser um jogo para quem tem nervos de aço e um coração forte. Não há mais o que falar sobre o confronto. As duas equipes se conhecem bastante, se equivalem e vão decidir quem é o melhor time do país pela terceira vez consecutiva. Assisti ao último jogo do banco por quase 30 minutos e o Flamengo deu mais uma grande prova de força, do conjunto que tem e mostrou que quer ser campeão. Estou muito confiante, nosso grupo está fechado, concentrado e vamos lutar muito por esse tricampeonato. É hora de deixar tudo o que passou para trás, pensar apenas nessa partida e jogar com o coração", afirmou Marcelinho Machado, que acumula 970 pontos e pode chegar aos 1.000 no NBB 2009/2010.

Mas para bater mais um recorde e chegar ao tão sonhado tricampeonato nacional, Marcelinho reconhece que o time precisa corrigir alguns erros apresentados durante a série. Principalmente nas duas derrotas em Brasília, quando a equipe oscilou bastante e permitiu que o adversário tivesse o controle das duas partidas.

"Nós temos que controlar o jogo. É assim que nosso time é forte e sabe jogar. Fizemos uma grande partida no Rio, mas sabemos que tivemos muito altos e baixos nos dois jogos fora de casa. Temos que ter uma regularidade maior no quinto jogo. Nos dois jogos em Brasília nós começamos muito fortes e depois saímos do jogo, permitindo que eles virassem o placar", explicou o capitão rubro-negro, que também concorre ao prêmio do craque da galera.

Principal jogador do Flamengo na quarta partida com 20 pontos e nove assistências, Duda destacou a defesa da equipe na vitória por 20 pontos de diferença. Além de diminuir o volume ofensivo de Brasília, um dos pontos fortes do adversário, a forte marcação propiciou ao Flamengo usar sua principal arma: os contra-ataques. Mas o ala rubro-negro sabe que para levar o tri o Flamengo precisa de muito mais.

"Precisamos de uma atuação perfeita neste domingo para sermos campeões. É uma final e todo mundo lutou muito para chegar até aqui. Estamos a nove meses competindo, esperando por esse momento e que estivéssemos nessa condição. Agora é entrar em quadra e dar tudo o que esse time pode. É a hora da superação, de ganhar um título brasileiro e, para isso, vale qualquer esforço", ressaltou o maestro rubro-negro, que confia no apoio da Nação.

"A Nação rubro-negra está espalhada por todo o país e tenho certeza de que, em Anápolis, vamos ter a nossa torcida com a gente e vamos jogar como se estivéssemos em casa – completou Duda.
Muito perto de levar o Flamengo ao inédito tricampeonato nacional, Paulo Chupeta espera mais uma partida nervosa e complicada neste domingo. Porém, o treinador rubro-negro fez questão de ressaltar o jogo coletivo e a força do grupo bicampeão brasileiro.

"Eu sempre frisei que em todas as nossas conquistas nossa maior virtude foi o conjunto, a força do nosso grupo. É verdade que nós temos o maior jogador do Brasil do no nosso lado, que é o Marcelinho, mas a qualidade do nosso elenco torna esse time ainda mais forte e muito difícil de ser batido. Perdemos vários jogadores durante a temporada por problemas de lesão e sempre nos superamos. E agora não vai ser diferente. Conseguimos igualar a série e agora vamos para Anápolis em busca de mais um título. Tenho certeza de que nosso torcedor estará lá para nos apoiar", afirmou Chupeta.

Mais um troféu
Fominha por títulos, o ala Marcelinho quer, além do título do NBB, ser eleito o Craque da Galera da temporada 09/10. Detentor do título, ele sabe que conta com a Nação, mas, mesmo assim, pede uma ajudinha na votação.

"É sempre bom concorrer a mais um prêmio. Espero que a imensa torcida do Flamengo me ajude a conquistar mais esse troféu", afirmou o craque rubro-negro.

O Sportv lançou em seu site oficial a votação para o prêmio, que permite ao torcedor escolher o grande destaque desta temporada do NBB. Favorito do torcedor, o Craque da Galera é aquele jogador que além de se destacar dentro da quadra por sua inegável qualidade, também possui carisma digno de um ídolo. Tudo o que Marcelinho representa para o Flamengo.

Para votar, basta acessar o site oficial do Sportv ou o blog do comentarista Byra Bello.