Notícias

Flamengo se recupera e vence Botafogo na Copa Avianca

Jogo disputado só foi decidido no último quarto com atuação coletiva muito forte da equipe

Por - em
Reabilitação. Depois de uma derrota nos últimos minutos na estreia, o Flamengo encarou o tradicional rival Botafogo na segunda rodada da Copa Avianca, nesta quinta-feira, no Minas Tênis Clube. E como não poderia deixar de ser, o equilíbrio foi a tônica da partida.

Os rivais trocaram posições na liderança do placar, que só se definiu mesmo no último quarto, quando o Flamengo contou com Marcelinho, MJ Rhett e JP Batista em ótimo momento para passar à frente e garantir o resultado. Para o técnico José Neto, a coletividade da equipe fez a diferença para conquistar a vitória. 

"Hoje conseguimos ser dominantes do começo ao fim da partida mesmo conseguindo "rodar" a equipe que é um dos objetivos que temos nesta competição. Os jogadores souberam jogar muito bem coletivamente e conseguimos assim uma boa vitória!", disse Neto após a partida.

Pelo Flamengo, Marquinhos foi o cestinha com 19 pontos, além de cinco rebotes e cinco assistências. JP Batista também brilhou, com 17 pontos e cinco rebotes. Pecos (12), Marcelinho (11) e Ronald Ramón (10) também marcaram presença. O Flamengo volta à quadra nesta quinta, contra o Vitória, às 18h15, novamente no Minas Tênis Clube.

O Jogo

Flamengo e Botafogo fizeram uma caça, um ao outro, o jogo todo. O primeiro quarto, o mais equilibrado, é a prova disso. Neto colocou Pilar de início, mantendo a promessa de usar a competição para treinos e rodar bastante a equipe. Quem brilhou na etapa foi o outro ala, Marquinhos, que marcou sete pontos e pegou dois rebotes, liderando a equipe. Inclusive, ele que botou o Flamengo na frente no início do quarto, acertando de três logo após o Botafogo abrir o marcador. O camisa 11 atuou em quase todo o período, sendo o principal jogador do Flamengo na etapa, que acabou empatada em 22x22, após o próprio acertar dois lances livres a 11 segundos do fim. 

O Flamengo venceu o segundo quarto, mas quem foi "o cara" foi Pecos. Com oito pontos e três assistências, ele desmontou a defesa alvinegra e foi essencial para a superioridade rubro-negra. O Botafogo vencia a etapa, quando o camisa 23 acertou arremesso a três segundos do fim, colocando o Mais Querido na frente. 

No terceiro quarto, porém, o Flamengo apesar de liderar em toda a parcial, não conseguiu segurar o resultado no final. Pelo lado alvinegro, Coimbra acertou a mão nos lances de três e deu a vantagem ao Botafogo. 

Neto lançou Pecos, Humberto, Marcelinho, MJ e JP para o final. E a tática deu certo. O capitão Marcelinho fez sete pontos, enquanto JP decidiu a cena no garrafão, com 10 pontos e dois rebotes. O Flamengo começou melhor e manteve o ritmo, enquanto o Botafogo cometia diversos erros. No final, foi só controlar a vitória e fechar por 86 a 76. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.