Notícias

Em primeira partida, Rueda já mostra seu estilo

Treinador estreia no Flamengo com mudanças na equipe,

Por - em
O técnico Reinaldo Rueda fez sua estreia pelo Flamengo nesta segunda, no Engenhão, contra o Botafogo. Na partida válida pela semifinal da Copa do Brasil, os times empataram em 0 a 0 e o treinador já mostrou um pouco do que poderá dar ao Rubro-Negro em sua passagem. Com pouco tempo para conhecer a equipe, Rueda mandou a campo um time conhecido dos torcedores (além de não poder contar com uma série de jogadores não inscritos na competição), mas com mudança de postura e a volta da forma de jogar ficando mais com a bola que o adversário (53% de posse). O Flamengo pouco foi ameaçado pelo Botafogo, teve mais chances, mas não conseguiu fazer o gol que lhe daria a vantagem na disputa. Para o técnico, o duelo está aberto e sem nenhum favorito.


"Foi uma partida intensa, contra um rival muito forte, que está passando por um grande momento. Tivemos apenas dois dias de treino e achei melhor manter o que já estava sendo feito no time, sem fazer muitas mudanças. O resultado não traz vantagem para nenhum dos dois times, está aberto. Estaremos em nosso estádio, com nossa torcida para decidir", disse Rueda. 

Em campo, o colombiano campeão da Libertadores de 2016 mostrou um estilo discreto. De terno de camisa social, gesticulou pouco, ficou sempre no limite da linha que determina a área técnica e usou jogadores como Mancuello e Pará, que estavam no banco, para ajudar a passar instruções e superar a barreira da língua. Rueda também falou bastante com seus auxiliares Bernardo Redín e Carlos Eduardo Velasco, além de conversar principalmente com Diego, Berrio e Cuellar. Sobre o volante, que lidera enquete sobre o melhor do jogo, no twitter @Flamengo e iniciada após a partida, Rueda disse que vários fatores o fizeram entrar em campo. 

"Vários motivos (para ele jogar). Cuellar é muito inteligente e compõe muito bem. O Márcio Araújo teve muito desgaste muito grande contra o Atlético e por isso mexi na equipe neste setor", explicou o treinador, que comentou a experiência de começar o trabalho logo em um clássico. 

"É muito difícil, com uma responsabilidade muito grande. O Botafogo está fazendo um ótimo trabalho, mas jogamos com atletas muito comprometidos e conseguimos controlar a partida com muita inteligência". 

Estudioso, Rueda já havia analisado o Flamengo antes de assumir a equipe. E como já enfrentou o Botafogo duas vezes em 2017, pela Libertadores, tinha conhecimento de como o Mais Querido deveria se portar no clássico. E armou o time pensando nisso, ao segurar o ataque alvinegro e apostar nos pontas velozes, Berrio e Everton. 

"Foi uma situação tática do jogom, para superar as linhas de defesa do Botafogo. Temos pontas poderosos como Berrio e Everton e precisávamos usar essa opção, segurando o meio deles".

A partida de volta entre Flamengo e Botafogo está marcada para a próxima quarta-feira (23), no Maracanã. Os ingressos já estão à venda em flamengo.com.br/ingressos 

Confira abaixo os bastidores de Botafogo 0x0 Flamengo