Notícias

Garotos do Ninho seguram pressão do Avaí e chegam invictos à inédita final da Copa do Brasil Sub-20

Empate por 2x2, na Ressacada, confirma vaga na decisão da competição nacional contra vencedor de Atlético MG e Vasco, que jogarão a outra semifinal

Por - em

Cada vez mais maduros, os Garotos do Ninho subiram mais um degrau rumo ao inédito título da Copa do Brasil Sub-20. Em difícil duelo contra o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, o Mais Querido segurou a forte pressão da equipe adversária e de sua torcida, que compareceu em ótimo número ao estádio e cantou do início ao fim do jogo, manteve a invencibilidade na competição ao empatar em 2x2 (Loran e Fabrício) com os catarinenses e confirmou pela primeira vez na história do clube a vaga na grande final da competição. Agora, o Rubro-Negro assistirá de camarote à semifinal entre Vasco e Atlético MG, que decidirá seu rival na briga pelo título. Antes, já nesse domingo (28.05), o Flamengo entra em campo contra o Madureira, às 10h, na Gávea, e com a vitória já garantirá vaga também na semifinal do Campeonato Estadual.

Jogando desfalcado mais uma vez (hoje foram cinco ausências), o elenco da categoria Sub-20 do Flamengo novamente provou sua qualidade e seu valor. Consciente da importância de um gol ainda no primeiro tempo, já que havia sido derrotado por 2x0 na partida de ida, e empurrado por sua torcida, que compareceu em muito bom número ao estádio da Ressacada, o Avaí partiu para cima desde o primeiro minuto, e criou sua primeira boa chance aos oito, obrigando Gabriel Batista a fazer ótima defesa. Aos 12, a equipe catarinense cobrou falta perigosa, Gabriel Batista fez o que pôde, mas no rebote o Avaí abriu o placar. Nervoso em campo, o Rubro-Negro criou sua primeira chance apenas aos 19 minutos, após ótimo chute da entrada da área de João Pedro.

Na sequência, os Garotos do Ninho se reuniram no meio do campo durante um atendimento médico, conversaram rapidamente e colocaram a cabeça no lugar. A partir daí, se tranquilizaram, botaram a bola no chão e, fazendo seu jogo, chegaram ao empate. Aos 31 minutos Gabriel Silva cruzou na área, João Pedro fez ótimo trabalho de pivô e escorou para Loran empatar o jogo, dando ainda mais tranquilidade e confiança à equipe rubro-negra no jogo.

Sócio-torcedor tem mais Flamengo em campo: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura no CT! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.

O segundo tempo parecia controlado até os 13 minutos, quando o Avaí fez o segundo após cobrança de escanteio. A torcida explodiu e voltou a cantar alto, mas os Garotos do Ninho souberam manter a cabeça no lugar e, apesar da forte pressão, não passaram por sufoco. Aos 32 minutos, o Flamengo quase matou o duelo após bom chute de Patrick de fora da área, salvo pelo goleiro. Aos 41, o Mais Querido cravou sua vaga na final. Fabrício e Lincoln, que haviam vindo do banco, tabelaram dentro da área, e Fabrício teve enorme frieza para driblar o goleiro e tocar para o fundo das redes. 

"Tenho uma preocupação muito grande em formar um grupo, uma família. Em um esporte coletivo como o futebol, você nunca vai conquistar nada sozinho. Precisamos de todos, e essa tem sido nossa maior virtude dentro dessa competição tão difícil. Tenho utilizado todo o nosso elenco, e todos que entram, decidem os jogos. Isso nos passa uma confiança muito grande. E eu confio e acredito demais em todos os nossos atletas", disse o treinador Gilmar Popoca, que completou: "O Flamengo é um clube vencedor, por natureza. Claro que estamos na formação, mas é importante que esses meninos se acostumem com as vitórias desde cedo, pois esse é o DNA rubro-negro. Vamos comemorar, descansar muito e nos preparar com muito afinco para jogarmos essa final. Seja o Atlético MG ou o Vasco, sabemos que iremos enfrentar um adversário muito duro, e precisamos fazer o nosso melhor para conquistarmos a Copa do Brasil pela primeira vez para a categoria", finalizou Gilmar Popoca.

Os Garotos do Ninho foram escalados com Gabriel Batista, Kleber, Bernardo, Rafael, Moraes (Wesley), Theo, Jean Lucas (Gabriel Magalhães), Lucas Silva (Fabrício), Gabriel Silva (Luiz Henrique), João Pedro (Patrick) e Loran (Lincoln). Treinador: Gilmar Popoca.