Notícias

Manhã de homenagens e emoção no Remo

Evento reuniu a comunidade rubro-negra na sede náutica do Mais Querido neste sábado para celebração da modalidade

Por - em
A manhã de sábado no Clube de Regatas do Flamengo foi dedicada ao resgate histórico das glórias do esporte fundador do Mais Querido – o remo. Em um evento que celebrou atletas, ex-atletas e figuras importantes da trajetória náutica do Rubro-Negro, a Vice-Presidência da pasta anunciou ainda uma nova parceria com a Marinha do Brasil. Além disso, foram apresentados ao público presente os novos equipamentos adquiridos através de verba proveniente da Confederação Brasileira de Clubes (CBC). O dia se encerrou com uma visita ao Fla Memória e a entrega oficial dos troféus de campeão Brasileiro e Estadual da equipe feminina de futebol do Flamengo/Marinha. 

Confira a galeria de imagens do evento

"Hoje é um dia de festa, dia de comemorar os feitos e conquistas presentes e passadas do nosso esporte fundador. Queria agradecer às entidades que que nos proporcionaram estar aqui. Agradecer ao Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte, que vem nos proporcionando todos os projetos que estamos aprovando, incluindo aí um milhão de reais destinados exclusivamente ao remo. Gostaria de agradecer também à CBC, à Marinha do Brasil, que é nossa parceira e campeã no futebol feminino. À AMBEV, nosso muito obrigado, agora nossa parceira no remo. Não poderia deixar de citar os Anjos da Guarda que estão presentes aqui hoje e tanto estão ajudando os esportes olímpicos do Flamengo e o remo, e nessa lista eu me incluo. Já dá para sentir o cheirinho de sucesso no remo", abre a cerimônia o Presidente Eduardo Bandeira de Mello.

"Isso aqui celebra tudo o que a gente quer para o remo, principalmente para os próximos anos. Queremos reformar tudo, em termos não só de equipamentos, mas também reestruturação técnica, terminar o centro de forças, e formar e desenvolver atletas", celebra o Vice-Presidente de Remo, Bruno Cotecchia. 

Sobre a parceria com a Marinha do Brasil, agora nas regatas, o dirigente comentou.

"A finalidade toda do projeto é a formação de atletas, e a parceria com a Marinha do Brasil caiu como uma luva para nós. Nos queremos fazer com que eles (atletas) sejam verdadeiros rubro-negros, vencedores, e quem sabe venham até a participar de uma Olimpíada".

Já para o Almirante Carlos Chagas Vianna, representante da Marinha na parceria, a busca por excelência foi fundamental para a expansão do convênio.

"É uma alegria muito grande estar aqui hoje no Flamengo. Essa parceria começou bem, ano passado, com o futebol feminino. E deu certo para os dois lados. Fomos muito vitoriosos. A ideia é continuar com cada vez mais vitórias, renovar o time e manter nosso padrão de excelência. Esse projeto tem se mostrado importantíssimo no cenário esportivo nacional. E parcerias como essa são muito importantes", completa o Almirante. 

HOMENAGENS E EMOÇÃO

Logo no início das homenagens, Plínio Serpa Pinto e André Richer receberam placas de agradecimento por suas contribuições e dedicação à modalidade. Após seu discurso, Richer não conseguiu segurar as lágrimas e foi muito aplaudido por todos. 
Na sequência, foi a vez da Marinha do Brasil receber sua placa das mãos do Presidente do clube e do Dr. Walter D’Agostino como forma de enaltecimento à parceria com a instituição. Neste momento, todas as atletas do futebol feminino do Flamengo/Marinha entregaram oficialmente os troféus ao clube. 
Chegou então o momento em que os atletas olímpicos do Flamengo foram eternizados com seus nomes fixados na parede da sede náutica do Mais Querido. 52 remadores dedicaram suas vidas ao remo e ajudaram a construir a história do esporte no Rubro-Negro. 

BATISMO DOS BARCOS

Um dos pontos altos do evento foi o batismo dos oito novos barcos da flotilha rubro-negra. O Padre Valdir, da Paróquia de São Judas Tadeu, abençoou barco a barco antes de todos se dirigirem ao FlaMemória para visitação do local e posicionamento definitivo das taças conquistadas pelas atletas do Flamengo/Marinha.