Nenhuma marca supera a do Flamengo no cenário do futebol nacional. Pelo segundo ano consecutivo, o Mais Querido aparece na liderança do ranking dos clubes mais valiosos do Brasil. O levantamento da BDO, uma das gigantes em auditoria e consultoria do país, publicado na edição online do "Estadão" nesta quarta-feira (31), aponta o valor de R$ 1,42 bilhões para o Rubro-Negro. A análise envolve mercado, receita e torcida.
Os dados impressionam. Além da liderança em 2015 e 2016, a marca Flamengo também é destaque na evolução e crescimento. Em cinco anos, o valor saltou R$ 701,4 milhões, dado bastante superior ao segundo colocado, com R$ 540,6 milhões.
Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!
Gráfico: evolução da marca Flamengo nos últimos cinco anos
Fatores
Gestão, faturamento e potencial de consumidores são fatores preponderantes para o crescimento rubro-negro. É o que destacou Pedro Daniel, responsável pela área de Sports Management da BDO, ao "Estadão".
"Pelo segundo ano, o Flamengo lidera o maior faturamento do Brasil. Além do patrocínio, não podemos nos esquecer que é um clube que tem a maior gama de consumidores, com a maior torcida do País. É o resultado de uma lição de casa muito bem feita".
Para o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, os dados premiam o esforço de gestão realizado pelo clube e projetam anos ainda melhores para o Rubro-Negro.
"Esse estudo só comprova todo o nosso esforço dos últimos anos para que o Flamengo seja ainda mais referência no cenário nacional. Com esse modelo de gestão já consolidado, certamente alcançaremos nos próximos anos ainda melhores resultados", analisou.
Os dados impressionam. Além da liderança em 2015 e 2016, a marca Flamengo também é destaque na evolução e crescimento. Em cinco anos, o valor saltou R$ 701,4 milhões, dado bastante superior ao segundo colocado, com R$ 540,6 milhões.
Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!
Gráfico: evolução da marca Flamengo nos últimos cinco anos
Fatores
Gestão, faturamento e potencial de consumidores são fatores preponderantes para o crescimento rubro-negro. É o que destacou Pedro Daniel, responsável pela área de Sports Management da BDO, ao "Estadão".
"Pelo segundo ano, o Flamengo lidera o maior faturamento do Brasil. Além do patrocínio, não podemos nos esquecer que é um clube que tem a maior gama de consumidores, com a maior torcida do País. É o resultado de uma lição de casa muito bem feita".
Para o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, os dados premiam o esforço de gestão realizado pelo clube e projetam anos ainda melhores para o Rubro-Negro.
"Esse estudo só comprova todo o nosso esforço dos últimos anos para que o Flamengo seja ainda mais referência no cenário nacional. Com esse modelo de gestão já consolidado, certamente alcançaremos nos próximos anos ainda melhores resultados", analisou.