Notícias

Zé Ricardo completa "um turno" com aproveitamento de campeão

Em seus primeiros 19 jogos à frente do time, treinador venceu 11 partidas

Por - em
Uma oportunidade que apareceu de repente, por conta de uma situação inesperada e indesejada: assim foi a ascensão de Zé Ricardo da equipe sub-20 para o time profissional. No dia 26 de maio, o então treinador do Flamengo, Muricy Ramalho, teve um problema cardíaco e precisou interromper o trabalho, que vinha sendo realizado desde janeiro. Com mais uma rodada do Brasileirão marcada para três dias depois, o time não poderia ficar sem comandante - e Zé Ricardo foi nomeado interino.

Analisando a trajetória de José Ricardo Mannarino no futebol é fácil perceber que uma palavra fez a diferença para que a chance fosse dada a ele: merecimento. Na bagagem, um trabalho de longa data nas categorias de base coroado pelo título da Copa São Paulo de Juniores de 2016.

O conhecimento do clube, as ideias sobre futebol e o jeito de conversar logo conquistaram o elenco e a Nação Rubro-Negra. Rapidamente isto se refletiu dentro de campo: Zé Ricardo estreou contra a Ponte Preta, em Campinas, e não se intimidou, quebrando um tabu de 11 anos sem vencer no estádio Moisés Lucarelli.

Seria apenas a primeira marca negativa eliminada sob a batuta de Zé. Menos de um mês após a estreia do novo técnico, o Flamengo enfrentou o Cruzeiro no Mineirão. Derrota certa? Que nada: gol do estreante Réver, vitória por 1 a 0 e um tabu de 15 anos sem vencer na casa do rival quebrado.

Quem sente o orgulho de ser sócio-torcedor faz o time mais forte e tem mais Flamengo sempre: descontos em ingressos e no pay-per-view, vídeos exclusivos para ficar por dentro, vantagens nas lojas oficiais para ter o Manto e outros produtos e muito mais. Clique e faça sua adesão agora!

Com bons resultados e atuações convincentes do time, Zé Ricardo conquistou a efetivação e a confiança para seguir o trabalho. E em uma análise após os primeiros 19 jogos, o aproveitamento do Rubro-Negro é comparável ao de campeões brasileiros. São 11 vitórias, três empates e cinco derrotas pelo Campeonato Brasileiro - conquistando, assim, 63,15% dos pontos disputados. Este aproveitamento é maior do que o de três times campeões brasileiros: Corinthians de 2011 e Fluminense de 2010, que levantaram o troféu com 62%; e o próprio Flamengo, que, em 2009, foi campeão com 59% dos pontos disputados.

A campanha é comparável também à do lider da atual edição do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras foi "campeão" do primeiro turno com aproveitamento exatamente igual: 36 pontos conquistados de um total de 57, com 11 vitórias e três empates. A diferença fica por conta do saldo de gols - o Palmeiras marcou 35 nos 19 jogos, enquanto o Flamengo de Zé Ricardo tem 25. Em compensação, o selecionado rubro-negro levou 19 gols, enquanto o alviverde paulista tinha sofrido 20 ao fim do primeiro turno.

Com boas atuações, quebra de tabus e resultados que falam por si, Zé Ricardo mostra seu valor rodada a rodada. O próximo desafio do treinador é comandar a equipe rumo à classificação na Copa Sul-Americana, contra o Figueirense, esta quarta-feira (31), em Cariacica. Clique aqui e veja como comprar seus ingressos.

*sob supervisão de Isabela Abirached e Ricardo Taves