Notícias

Movimento inédito, carinho da torcida e últimos ajustes: veja como foi o treino de pódio

Rebeca mostra novidade aos árbitros, Jade é confirmada em quatro aparelhos e Flavinha se destaca

Por - em
Na última quinta-feira (4), a Seleção Brasileira Olímpica de ginástica artística feminina fez o treino de pódio, uma espécie de ensaio para os Jogos, no Arena Olímpica. Do "quinteto titular" de atletas, quatro são rubro-negras: Jade Barbosa, Daniele Hypolito, Flavia Saraiva e Rebeca Andrade.

Para Flavia Saraiva, o treino de pódio foi mais uma oportunidade de receber o carinho dos fãs. Xodó da Seleção, Flavinha teve excelentes apresentações, com destaque para os aparelhos trave e solo. Esta será a primeira Olimpíada da atleta, que tem apenas 16 anos de idade e é a caçula da equipe.

Rebeca por sua vez mostrou aos árbitros uma novidade que está preparando para a prova de solo: uma variação inédita do "tsukahara", segundo a atleta, um "mortal com pirueta e meia". Caso seja homologado no código de pontuação pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), o movimento pode ser batizado com o nome de Rebeca, assim como aconteceu no duplo twist carpado, que é denominado "Dos Santos", sobrenome da ex-ginasta Daiane.

Já Jade Barbosa foi confirmada em quatro aparelhos - trave, solo, salto e paralelas. Nos Jogos, a atleta voltará à arena onde ganhou as medalhas de ouro, na trave, e de prata, por equipes, e de bronze, no solo, no Pan-americano de 2007. Com 25 anos, a rubro-negra é uma das mais experientes da Seleção Olímpica da modalidade, ao lado de outra ginasta do Flamengo, Daniele Hypolito, que está com 31 anos.

As classificatórias da ginástica artística feminina nos Jogos do Rio começam no domingo (7).

As equipes de ginástica artística do Clube de Regatas do Flamengo contam com apoio da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) provenientes da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé e com recursos de seu patrocinador – MRS Logística – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR).