Notícias

Regularidade, poder de decisão e solidez defensiva: porque o FlaBasquete é o maior campeão nacional

Técnico tetracampeão consecutivo do NBB CAIXA, José Neto faz um raio-x da equipe pentacampeã no sábado e elege sua conquista mais marcante

Por - em
Tradicionalmente, o Flamengo é reconhecido por imprensa e torcida como um clube que "se deixar chegar...". Com o basquete, não é diferente. Ao final de mais uma temporada, já são cinco títulos em seis finais disputadas no NBB CAIXA. Comandante do time em quatro das cinco conquistas, José Neto falou ao Site Oficial sobre o equilíbrio rubro-negro entre regularidade e poder de decisão - o Orgulho da Nação jamais ficou fora dos quatro primeiros colocados na fase classificatória. Veja os números das temporadas em que o Flamengo foi campeão:

NBB8 - 2015/2016 - 1º lugar na classificação com 82.1% de aproveitamento (23 vitórias em 28 jogos) - final: Flamengo x Bauru em série melhor de cinco

NBB7 - 2014/2015 - 3º lugar na classificação com 76.7% de aproveitamento (23 vitórias em 30 jogos) - final: Flamengo x Bauru, em série melhor de três 2-0 (91x69 C; 77x67 F)

NBB6 - 2013/2014 - 1º lugar na classificação com 81.3% de aproveitamento (26 vitórias em 32 jogos) - final: Flamengo x Paulistano, em jogo único (78x73 C)

NBB5 - 2012/2013 - 1º lugar na classificação com 88.2% de aproveitamento (30 vitórias em 34 jogos) - final: Flamengo x Uberlândia, em jogo único (77x70 C)

NBB1* - 2008/2009 - 1º lugar na classificação com 92.9% de aproveitamento (26 vitórias em 28 jogos) - final: Flamengo x Brasília, em série melhor de cinco 3-2 (81x74 F;  71x81 C; 99x78 C; 78x82 F; 76x68 C)

*o técnico era Paulo Chupeta


"Esse trabalho é de planejamento, primeiro, em grupo, integração com a comissão técnica. As partes física, técnica e médica deixam o jogador na melhor condição possível. E nesse planejamento a gente traça o objetivo da temporada. Quando é executado, vamos vendo a realidade dos jogos e vamos adpatando no dia a dia para os momentos importantes do campeonato", afirmou José Neto.

Os amantes de basquete sabem que, além de bola na cesta, a importância de uma defesa forte é imensa: propicia contra-ataques, abala a confiança dos adversários e incendeia a torcida - que no caso do Flamengo, dispensa comentários sobre a sinergia com os atletas. Depois de ter a melhor defesa do NBB7, nesta temporada o Rubro-Negro fechou a classificatória da oitava edição como a equipe que menos sofreu pontos nesta fase do torneio na história da competição. Neto contou como o que considera essencial para a força defensiva de uma equipe.

"São alguns quesitos. Primeiro, a capacidade física, de conseguir jogar com muita intensidade, depois uma parte tática, em que a gente passa para o jogador o que coletivamente o time pode fazer para dificultar as ações ofensivas do adversário e depois muita disposição. O jogador tem que acreditar que ser uma equipe forte defensivamente é importantíssimo para atingir os objetivos", analisou.

Comandando o Flamengo, José Neto já venceu Uberlândia, Paulistano e Bauru, este duas vezes, na grande decisão do NBB. Segundo o técnico, todas as conquistas são especiais, mas o legado deixado no clube foi seu maior troféu.

"Acho que cada título teve um sabor importante. O primeiro justamente por ser o primeiro, depois de o Flamengo passar anos sem conquistar um título nacional. Foi importante para resgatar essa a confiança no trabalho. O segundo por uma confirmação de que a gente tinha condições de sustentar esse favoritismo que ganhamos devido ao título anterior. O terceiro, por termos mudado a equipe com novas peças, fez com que déssemos uma força maior para o trabalho sobressair. E o quarto veio confirmar que estamos trabalhando com excelência. Mais do que ganhar títulos, queria que o Flamengo fosse referência em basquete no país. E hoje podemos dizer isso".

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seus patrocinadores – SKY e Estácio – além de investimentos da Tim  via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS).