Notícias

Diretor da base do Flamengo participa de audiência na Comissão do Esporte

Carlos Noval, representantes de clubes brasileiros e CBF debatem sobre o futebol de base

Por - em
Nesta quarta-feira (8), clubes de futebol e CBF se uniram na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), por um objetivo em comum: tratar do futebol de base. Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base da CBF, Carlos Noval, diretor executivo da base do Flamengo (que já possui o certificado de clube formador) e representantes de mais 19 equipes brasileiras participaram de audiência pública na Comissão do Esporte.

O objetivo da reunião foi discutir a legislação referente ao futebol no que diz respeito à formação de jogadores. Um dos temas mais debatidos foi o início da relação time/jogador. Atualmente, no Brasil, os jogadores só podem fazer parte de um clube a partir dos 14 anos por força da Lei Pelé. Para a FIFA, a idade mínima para uma equipe ser considerada "clube formador" na carreira do atleta é 12 anos.

O debate foi aberto para a participação dos demais coordenadores presentes logo após as falas dos representantes da mesa oficial, formada pelo Erasmo Damiani, pelo João Paulo Sampaio, e também pelo presidente da sessão, Fábio Mitidieri, e dos deputados Andrés Sanchez e Rogério Marinho.

"A audiência foi muito produtiva, colocamos os pontos que achávamos mais pertinentes ao futebol de base e o que gostaríamos que fosse mudado na lei em relação a formação do atleta e proteção aos clubes. Como um dos fundadores do MFFB (movimento de formação futebol de base ), fiquei feliz e esperançoso quanto a evolução dos temas debatidos, ficando para uma próxima reunião à definição geral do assunto. Por fim, queria agradecer em especial aos Deputados Vicente Cândido , Otávio Leite e aos demais deputados presentes, pela iniciativa em nos ouvir e juntos construirmos um futebol melhor para o futuro", disse Noval.

No fim o consenso foi geral. A legislação precisa se adequar, pelo menos, à idade mínima da FIFA de 12 anos. A função social das equipes, com assistência médica, educação, acompanhamento psicológico a centenas de jovens teria um universo ainda maior e mais proveitoso para a sociedade, além do ganho técnico para o futebol. Em resumo, o clubes ficaram com a responsabilidade de criar um Grupo de Trabalho para retornar à Câmara com o intuito de debater a Lei Geral do Futebol.

Veja a lista de clubes presentes:

Carlos Noval - Flamengo
Sérgio Lopes - Criciúma
Ronaldo Lima - Santos
Paulo Farenzena - Grêmio
Marcelo Vilhena - Atlético Paranaense
Marcelo Teixeira - Fluminense
Diogo Fernandes - Avaí
Claudinei Muza - Corinthians
Carlos Anunciação - Vitória
André Mazzuco - Red Bull
André Figueiredo - Atlético Mineiro
Ademar Coelho - Sport Recife
Lucas Pedroso - Coritiba
Weberson Oliveira - Bahia
Nilson Gonçalves - Vasco da Gama
Evandro Guimarães - América Mineiro
Ricardo Abreu - Ponte Preta
Rodolfo Canavesi - São Paulo
Eduardo Freeland - Botafogo
Jorge Andrade - Internacional