Notícias

O Brasil é Flamengo!

Uma singela homenagem à Maior Torcida do Mundo

Por - em
O Brasil é Flamengo! Por onde passa, o Mais Querido arrasta multidões, mexe com os sentimentos e reforça os laços com aqueles que, desde o primeiro respirar ao nascer, fecharam com o certo. 

"Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro", disse Nelson Rodrigues. O grande cronista, um infiel, mas consciente da força da Nação, sabia que em qualquer canto deste país continental, onde bate um coração apaixonado pelo futebol, corre o sangue rubro-negro que explica, justifica e mistifica um patrimônio de 40 milhões de pessoas: o Clube de Regatas do Flamengo.

Nascido no Rio de Janeiro, consagrado em todas as fronteiras do solo brasileiro, o Mais Querido é celebrado por onde passa, de norte a sul, no cerrado ou no agreste, no mar ou no campo. As bandeiras desenhadas em vermelho e preto tremulam em companhia da verde amarela e o grito de "Mengo" sai alto das gargantas e ecoa em todos os cantos.



Os 4.374 km que separam o solo carioca de Manaus jamais seriam suficientes para afastar aqueles que escolheram amar o Flamengo. O sentimento contraria as leis da física, afinal, desde o momento que a equipe rubro-negra colocou os pés em Manaus, o aeroporto já demonstrou que vários corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço, que não há limites que impeçam uma torcedora apaixonada e sua cadeira de rodas, de viver o Flamengo nos braços daqueles que compartilham da mesma devoção. E, acima de tudo, os altos níveis de decibéis funcionam como música para os ouvidos e geram uma energia única para os onze em campo, os demais fora das quatro linhas, os milhares na arquibancada e os milhões espalhados em qualquer lugar em que há vida.

Sim, o Brasil é Flamengo. Em 2016, Recife, Fortaleza, Brasília, Juiz de Fora, Volta Redonda, Macaé, Mesquita, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju e Manaus comprovaram o óbvio: A Maior Torcida do Mundo faz a diferença.

E a ela, o nosso muito obrigado! 

Vamos, Flamengo!