Notícias

#BuzzFla: 8 campeonatos em que o Flamengo estreou com o pé direito

Primeira lista tem direito a licença poética para o Mundial Interclubes

Por - em




1 - Flamengo 3x0 Liverpool (ING) - 13/12/1981

Ok. O Mundial foi disputado em jogo único, mas a derradeira partida não deixa de ser uma estreia, licença poética. E ao relembrar a exibição fica impossível não listar o show de Zico, Júnior, Nunes, Adílio e cia. Com um futebol para inglês ver, literalmente, o Mengão aplicou 3 a 0 para cima do Liverpool ainda no primeiro tempo. Com dois gols de Nunes e um de Adílio, o Rubro-Negro administrou o placar na etapa final e sagrou-se Campeão do Mundo em 1981.

2 - Flamengo 3x0 Corinthians - 21/01/1997

Em 1997, o Flamengo estreou contra o Corinthians no Torneio Rio-São Paulo, competição tradicional nos anos 60 e que em meados dos anos 90 servia como preparação para a temporada. No Maracanã, o Rubro-Negro não tomou conhecimento do adversário e com dois gols de Romário e um de Sávio venceu a equipe paulista sem dificuldades. O Mengão chegaria até a decisão do torneio.

3 - Flamengo 2x1 Olímpia (PAR) - 27/07/1999

No que hoje pode ser equiparada à Copa Sul-Americana, o Flamengo partiu para a disputa da Copa Mercosul de 1999 com tudo. Recebendo o Olímpia (PAR) no Maracanã, o Rubro-Negro superou o jogo truncado dos paraguaios e venceu por 2 a 1 com dois gols de Romário. O Mengão avançaria para a fase seguinte com a segunda colocação do grupo e na fase de mata-mata eliminaria o Independiente (ARG) nas quartas de final, o Peñarol (URU) na semifinal, e, finalmente, conquistaria o título com uma vitória e um empate contra o Palmeiras.

4 - Flamengo 5x1 Capelense (AL) - 21/06/1990   

Enquanto o Brasil disputava a Copa da Itália, o Mengão estreou na 2ª edição da Copa do Brasil contra o desconhecido Capelense (AL). O mundo ainda estava assombrado com Camarões, a zebra africana que à época derrotou a atual campeã Argentina de Diego Maradona no primeiro jogo do Mundial, quando o Mengão venceu os alagoanos com autoridade. A equipe nordestina tentou encarar de igual para igual, mas não foi suficiente. Gaúcho marcou três vezes, Leonardo e Zanata completaram e o placar final foi 5 a 1. Naquela edição, o Flamengo conquistaria o título de forma invicta.

5 - Santos 0x1 Flamengo - 24/02/1980

Uma equipe que marcaria história deu o pontapé inicial em uma série histórica de conquistas em 24 de fevereiro de 1980, no Morumbi. Na estreia do Brasileirão daquele ano, o Flamengo venceu o Santos fora de casa e quebrou uma pequena sequência de três jogos sem vencer o adversário pelo nacional. Zico marcou o gol da vitória aos 20 minutos da primeira etapa.

6 - Flamengo 2x1 RB Brasil - 03/01/2016

Vale dar uma moral para a Garotada do Ninho? Vale. Na campanha do terceiro título da Copa São Paulo de Futebol Junior, o Flamengo estreou contra um adversário difícil: o RB Brasil. Jogando em Mogi das Cruzes, os comandados de Zé Ricardo venceram por 2 a 1. Lucas Paquetá e Felipe Vizeu marcaram os gols da vitória que abriu a campanha do título invicto.

7 - Flamengo 2x1 Volta Redonda - 14/03/1996

Vencer em uma estreia é sempre importante. Mas quando o resultado é parte de uma sequência de 10 vitórias, a relevância aumenta. Com gols de Amoroso e Jorge Luís, o Flamengo venceu o Volta Redonda em Moça Bonita na estreia do Estadual em 1996. Meses depois, o Mengão seria Campeão Carioca de forma invicta.

8 - Flamengo 3x2 São Paulo - 20/01/1982

Estreia de campeão. Após conquistar o Brasileirão de 1980, a América e o Mundo em 1981, o Flamengo começou a campanha no nacional em 1982 vencendo o São Paulo de virada no Maracanã. Os paulistas abriram 2 a 0 na primeira etapa com gols de Serginho Chulapa, mas o Rubro-Negro reagiu na etapa complementar. Com dois gols de Zico e um de Andrade, o Mengão conquistou a vitória. Meses depois, a equipe comandada por Carpegiani derrotaria o Grêmio na final para alcançar o segundo de seis títulos da competição.

{{video-globo,1988605,625,350}}

Quer participar dos próximos conteúdos? Compartilhe no Twitter sua ideia com a hashtag #BuzzFla