Notícias

Rafael Mineiro é o novo reforço do FlaBasquete

"Estou muito feliz por agora fazer parte dessa nação!", afirma o pivô

Por - em
Após vencer o Macaé pelo campeonato estadual, o Orgulho da Nação tem mais uma boa notícia para a Nação Rubro-Negra. O FlaBasquete se reforçou com o pivô Rafael Mineiro, que estava no Limeira na última temporada. Em 2013, ele foi o atleta com mais rebotes na Liga das Américas e venceu o Pan-Americano com a seleção brasileira.

"Estamos felizes com a contratação de mais um reforço. Perdemos jogadores importantes no começo dessa temporada porque o Flamengo virou referência, não somente do basquete brasileiro, como também passou a chamar a atenção da NBA e da Europa, após termos sido campeões do mundo e tricampeões da NBB. Foi o natural preço do sucesso, que ocorre com as grandes equipes. No entanto, acreditamos, dentro de nosso planejamento, que veio se adaptando à crise brasileira e à alta do dólar, termos recomposto a equipe em alto nível para a busca de todos os títulos", revelou Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos.

O jogador se apresentará oficialmente para exames médicos na Gávea no dia 14.10, a tempo de participar da reta final de preparação para o histórico jogo contra o Orlando Magic no dia 17.10 na Arena da Barra. Antes disso, por obrigações contratuais previamente assumidas, o atleta estará participando, como convidado, de duas partidas que a equipe de Bauru fará nos EUA.

"Já atuei com a maioria dos jogadores do Flamengo. Joguei com Marquinhos e Olivinha pelo Pinheiros e com o Rafa Luz, JP e Gegê na seleção. Tenho mais afinidade com o Rafa Luz, mas me dou bem com todo mundo... Tanto dentro quanto fora de quadra. Tenho uma grande admiração por todos. São ótimos jogadores! Quanto a expectativa é a melhor possível, pois é uma grande responsabilidade representar uma grande Nação! E estou muito feliz por agora fazer parte dessa nação!", revelou o mais novo atleta da equipe campeã do NBB.

Ao falar do reforço, Póvoa também lamentou o destino da antiga equipe de Rafael Mineiro:

"O Rafael Mineiro jogaria esse ano pela tradicional equipe de Limeira, terceira colocada do NBB7. Infelizmente, a franquia pediu licença do NBB8, por conta de dificuldades financeiras. O Flamengo gostaria de prestar, de público, total solidariedade a esse grande adversário, que sempre protagonizou inesquecíveis duelos contra o Orgulho da Nação. A situação de Limeira poderia ter acontecido com qualquer equipe, mesmo nós estando inseridos em uma liga (LNB) que hoje é um oásis dentro da estrutura do esporte olímpico de nosso país. Que o Limeira volte mais forte do que nunca à NBB 9.  Infelizmente, o caótico modelo esportivo brasileiro, onde as confederações e federações têm acesso à maior parte dos recursos públicos em detrimento dos clubes formadores e onde a iniciativa privada, com raras exceções, não apoia o esporte como elemento transformador de uma sociedade, podem levar os atletas das modalidades olímpicas a uma situação de total abandono após a Rio-2016. A crise econômica brasileira ajuda a compor o cenário extremamente preocupante. Cabe aos políticos e dirigentes, que realmente se interessem legitimamente pelo esporte, encontrarem soluções com urgência."

Confira a ficha técnica do jogador
Altura: 2,09m
Posição: Pivô
Idade: 27 anos
Natural de: Uberaba (MG)
 
Melhores resultados pela seleção
- Jogos Pan-Americanos
Medalha de ouro em Toronto (Canadá – 2015) – 34pts/5 jogos

- Campeonato Sul-Americano Adulto 
Medalha de bronze (Venezuela – 2014) – 31pts/5 jogos
Medalha de ouro (Colômbia - 2010) – 24pts/5 jogos

- Campeonato Mundial Sub-19
4º lugar (Sérvia - 2007) - 68pts/9 jogos

- Copa América - Pré-Mundial Juvenil
3º lugar (Estados Unidos - 2006) - 24pts/4 jogos

- Campeonato Sul-Americano Sub-17 
Medalha de bronze (Venezuela – 2005) – 47pts/5 jogos

A equipe de basquete adulto do Clube de Regatas do Flamengo conta com aporte direto de recursos de seus patrocinadores – SKY, Estácio e Peugeot – além de investimentos da Tim  via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/Secretaria de Estado de Esportes, Lazer e Juventude (ICMS). Você também pode contribuir para a formação de novos atletas do FlaBasquete se tornando um Anjo da Guarda Rubro-Negro. Basta transferir até 6% de seu IR devido, recebendo sua contribuição de volta na restituição do imposto de renda. Em breve o programa volta ao ar.