Notícias

Flamengo insere nova tecnologia na rotina do futebol

Sensor monitora frequência cardíaca dos atletas

Por - em
No treino desta quinta-feira (30.07), o técnico Cristóvão Borges comandou atividade tática no Centro de Treinamento George Helal. Além de acertar o posicionamento ofensivo e defensivo, a frequência cardíaca dos atletas foi monitorada por meio de nova tecnologia, inserida pelo Departamento de Futebol há cerca de dez dias na rotina do elenco.

Por meio de uma cinta com um sensor que emite dados, captados por uma antena, o fisiologista Cláudio Pavanelli adquire informações essenciais, que resultam, principalmente, na análise da sobrecarga fisiológica de cada atleta, ou seja, a repercussão individual do treinamento no corpo deles, em termos de intensidade. Os dados são adquiridos na mesma hora, 'on time'.

"É um monitoramento fisiológico do treino ou jogo, que fornece dados para os profissionais de suporte e da comissão técnica. Serve para o Departamento Médico analisar como o atleta está respondendo a um trabalho; o preparador físico quantificar a sobrecarga do treino; a comissão técnica vir e avaliar se o treino realizado foi de acordo com a intensidade e sobrecarga desejados; e todos os outros setores, como fisiologia, nutrição e fisioterapia, terem embasamentos necessários para conduzir o dia a dia da melhor maneira. Assim, podemos analisar individualmente, por posição ou a média de carga de trabalho do grupo todo. Isso me dá segurança muito grande na prescrição do treinamento individual. A partir daí, alcançamos um trabalho mais qualificado, com menor risco de lesões", afirmou Pavanelli.