Notícias

Jayme participou de primeiro Flamengo x Avaí em Brasileiros

Partida ocorreu em 1974, ano em que o ex-zagueiro iniciou no profissional do clube

Por - em
No início dos anos de 1970, o Flamengo tinha um grande elenco, composto por Zico, Rondinelli, Cantarele, Julinho, entre outros. Naquela época, porém, eram apenas jovens que buscavam afirmação no elenco profissional. No fim da década, estes mesmos atletas formaram a base de um time multicampeão, que levantou todos os troféus  possíveis até meados dos anos de 1980. Em 1974, temporada da conquista do 17º Campeonato Estadual, os então "meninos da Gávea" estavam na equipe que enfrentou o Avaí pela primeira vez na história dos campeonatos brasileiros.
 
No dia 27 de abril, Flamengo e Avaí realizaram um duelo equilibrado no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Naquele grupo, já liderado pelo Galinho de Quintino, havia um jogador que tempos depois seria campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Estadual como técnico do Mais Querido. Em seu primeiro ano como profissional, o zagueiro Jayme de Almeida foi um dos responsáveis por impedir os gols dos catarinenses e segurar a vitória rubro-negra por 1 a 0.
 
"Nosso time era muito novo, e tinha aquela preocupação normal de disputar nosso primeiro Campeonato Brasileiro, mas nosso primeiro turno foi excelente. O Zico sempre foi nossa referência, desde garoto, somos contemporâneos. E naquele dia não foi diferente, ele fez o gol da vitória. Jogar lá sempre foi complicado, o Avaí costuma dificultar, mas conquistamos o resultado positivo. Fico feliz em ter participado de um jogo desse.", comemorou Jayme.
 
O auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo lembra com carinho dos companheiros. Segundo ele, o diferencial do elenco foi saber mesclar atletas jovens com experientes. Receita que concedeu frutos no fim daquela temporada, com o título estadual.

"Nosso grupo de 74 era uma mescla do time bicampeão de juniores, que tinha Cantarele, Rondinelli, eu, Geraldo, Zico, Julinho, com outros atletas mais experientes, como Liminha, Renato, Rodrigues Neto, Arílson, Doval, Luís Carlos. Essa rapaziada mais velha nos ajudou muito em nossa transição para o profissional. Nos deram muito apoio e confiança, assim como nosso treinador (Joubert). Foi um ano de afirmação no clube. No final do ano, fomos campeões cariocas e, a partir daí, conseguimos ter uma história bonita no Flamengo.", disse.

Embora tenha se passado pouco mais de 41 anos daquela vitória, alguns fatos estão eternamente ligados à história centenária do Flamengo. Quando o Manto Sagrado entra em campo, a entrega dos adversários costuma ser dobrada. Nenhuma novidade para Jayme de Almeida, que sabe perfeitamente o que o time terá pela frente no próximo domingo (24.05). 

"Na Ressacada terá um grande público, pois o Flamengo chama isso. Todo time tem motivação grande para ganhar do Flamengo. Quem joga aqui sabe que tem que enfrentar isso; sabe da responsabilidade e da pressão que tem. Nosso time tem condição de fazer um bom jogo e vencer, mas sabemos que será muito difícil. O Avaí empatou com o Santos e perdeu por 1 a 0 para o Inter, mas foi um jogo igual. Não teremos moleza no domingo", afirmou.