Notícias

Antônio Mello destaca semana de treinos

Preparador físico exalta importância da fisiologia no processo de condicionamento dos atletas

Por - em
O Flamengo chegou na tarde desta segunda-feira (04.05) a Atibaia e iniciou os trabalhos para a partida contra o São Paulo, no próximo domingo (10.05 ). O preparador físico Antônio Mello explicou como será conduzido o trabalho durante a semana e falou sobre a importância da intertemporada.

Sem jogo na quarta-feira (06.05), o comissão técnica programou alguns treinos em período integral. O profissional falou em como dosar os exercícios para que o tempo possa ser aproveitado da melhor maneira.

"Quando viemos para lugares como este, podemos executar diversos tipos de treinos. Tenho que organizar o treino físico da manhã dentro de uma intensidade super controlada por mim para não prejudicar o tático à tarde. Se eu executo um circuito de efeito localizado, tenho que deixar o jogador em condição de executar os movimentos de jogo à tarde, com o Vanderlei. Esse equilíbrio é uma de nossas preocupações", afirmou.

Nas atividades de hoje, Mello comandou treinos voltados para a recuperação dos jogadores, por conta das duas últimas viagens desgastantes. O elenco foi dividido em dois. Enquanto uma parte realizava fortalecimento muscular, a outra fazia core, exercíco voltado para conceder equilíbrio muscular, corrigir a postura e coordenar os movimentos. A partir desta terça-feira (05.05), o foco será a parte anaeróbia.

"Vamos dar uma repassada nos treinos de base para melhorar o fortalecimento muscular e a condição cardiopulmonar; focar na parte anaeróbia para melhorar a fadiga dos jogadores e associar toda a parte física à tática. Fazer essa união se estabelecer", disse. Mello ressaltou o entrosamento com o fisiologista Claudio Pavanelli no dia a dia para conseguir dados importantes no momento de montar o planejamento da semana.

"Os trabalhos físicos são baseados em informações fisiológicas fornecidas pelo Pavanelli. Ele avalia e me passa o índice de fadiga dos atletas a partir da realização de um teste, em que concedem dez tiros de 20 metros. Neste exercício, são avaliadas a potência anaeróbia, a velocidade, a fadiga e a capacidade de resistência ao desconforto do futebol. Preciso saber quem tem força, quem é veloz e quem tem resistência. Além disso, eu e os auxiliares Marcelo Martorelli e Daniel Félix agimos com nossa sensibilidade, discutimos sobre o elenco, logicamente com a participação do Pavanelli", exaltou.

O Flamengo é mais forte graças ao sócio-torcedor. Você pode fazer parte disso: clique aqui e entre para o Nação Rubro-Negra.