Notícias

Flamengo reinaugura Ginásio Togo Renan Soares

Espaço histórico do clube é reaberto com diversas melhorias. Atletas de diversas gerações participam

Por - em
O Flamengo entregou mais uma etapa da reconstrução do clube neste sábado (25.04): a inauguração de melhorias no Ginásio Togo Renan Soares, o Kanela. O espaço passa a contar com novos vestiários e identidade visual, continuando uma história em que grandes atletas participaram. Isabel e Jaqueline, atletas históricas do vôlei rubro-negro e do Brasil, estiveram presentes e viram a inauguração do vestiário feminino, com nome da dupla . Essa foi apenas uma das muitas homenagens que resgataram a trajetória das modalidades através dos personagens ali presentes.

"Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de encontrar todo mundo. Foi maravilhoso ver como essa quadra ficou linda e ver a nossa história e também o futuro. Ver que o que plantamos, floresceu. Isso é muito bonito. Estou muito contente, principalmente de ver meu nome no vestiário. Imaginar quantas meninas vão crescer aqui dentro, como cresci. Nossa, isso é sensacional. Quem sabe meus netos não vão passar aqui no futuro e ver a placa da avó... Estou emocionada, amo o Flamengo", afirmou Isabel.     

Para o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Alexandre Póvoa, a presença de atletas que fizeram história e que estão participando dela não é um simples simbolismo, especialmente por ser no Kanela.  

"Nada melhor do que isso, elevando o espírito Rubro-Negro, é reunir gerações antigas e novas dos esportes. O Ginásio Kanela foi usado durante muito tempo pelo basquete, e atualmente, é usado pelo futsal e vôlei, tanto masculino quanto feminino. Estamos aqui reunindo hoje gerações antigas, campeãs. Recebendo atletas campeões mundiais, olímpicos... E a ideia é homenageá-los, fazendo a inauguração dessas melhorias. Até o final de 2015 vamos ter ainda iluminação e pintura novas", frisou. 

O diretor executivo da pasta, Marcelo Vido, lembrou de três pontos vitais: revitalização da Gávea; autossustentabilidade sem depender do futebol; e ter performance com qualidade e excelência nos esportes olímpicos. Em seguida, ele iniciou as homenagens para "preservar e lembrar a historia do esporte rubro negro":

- Maria Célia Vieira de Mendonça, Celinha. Funcionária da comissão técnica do volei que está há 30 anos no clube. 
- Atletas da geração de 80 do Vôlei: Isabel, Jaqueline, Virginia, Denise, Regina Uchoa, Viviane e Luisa Machado. 
- Equipe Juvenil de Vôlei e comissão técnica, que receberam homengens da Geração de 80 por terem conquistado o Estadual Adulto em 2014.
- Isabel e Jaqueline, que inauguraram o vestiário feminino com seus nomes.
- Bernard, Nalbert, Guilherme, Marcelo Carvalhaes,  entre outras lendas do vôlei masculino
- Julio César Uri Geller e Adílio, representando grandes nomes do futebol que surgiram pelo futsal
- Treinador de futsal Cid Escarlate
- Equipe de futsal Campeã Estadual de 1998 e 2008

E a celebração não parou por aí. Adílio e Uri Geller falaram sobre seu início no futsal rubro-negro, que é considerado importante para a formação de grandes atletas do futebol. Cid Escarlate, técnico rubro-negro vitorioso do esporte, inaugurou o vestiário masculino com o seu nome. Em seguida, houve um jogo de futsal amistoso com veteranos para comemorar a inauguração das melhorias com todos os craques. 

Ao final, Póvoa, o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o ex-diretor de futebol do Flamengo (Victor Zanelli Bastos Albuquerque) inauguraram a placa referente as melhorias do ginásio, na estrada, para finalizar a cerimônia. 

"O clube passou dois anos muito difíceis financeiramente. E, agora, a gente começa a colher os frutos de muita coisa que plantamos. Foram leis de incentivo, houve a parceria com o Comitê Olímpico Americano que foi muito ampliada... Então estamos agora em cada parte do clube tentando melhorar ou reformar, de uma forma mais contundente. Já fizemos isso no Ginásio Hélio Mauricio, estamos inaugurando as melhorias do Kanela e vamos ter um centro de lutas novo, assim como uma piscina nova. Uma série de reformas estão acontecendo ao longo desse ano para deixar o Esporte Olímpico do Flamengo no lugar que merece", declarou Póvoa.