Notícias

Flamengo participa do Dia Mundial da Conscientização do Autismo no Maracanã

Crianças e jovens autistas entram em campo com Flamengo e Fluminense no domingo (05.04)

Por - em
Antes de a bola rolar no Maracanã, neste domingo (05.04), no Clássico das Multidões, cerca de 20 crianças autistas entram em campo ao lado dos jogadores de Flamengo e Fluminense para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril. Além deste momento inesquecível para os portadores desta condição, todos também ganharão camisas oficiais, ovos de chocolate e ingressos para a partida, para curtir o domingo de Páscoa no Estádio do Maracanã.

Os homenageados frequentam a única escola-clínica pública para autistas do país. A instituição fica em Itaboraí e tem capacidade para atender a cem pacientes, além de funcionar como centro de capacitação de profissionais. A equipe conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras.

Entenda
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado pela inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A condição tem níveis diferentes de intensidade, indo de quadros mais leves, como a síndrome de Asperger, na qual não há comprometimento da fala e da inteligência, até formas graves em que o portador é incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal. Atualmente, admite-se a existência de muitas causas para o autismo, entre elas, fatores genéticos e biológicos.