Notícias

Antônio Mello: "Primeira vez em 40 anos que tenho quase 30 dias de pré-temporada"

Preparador físico do Flamengo destaca qualidade do trabalho em Atibaia e apoio de diretoria e comissão técnica

Por - em
Com o primeiro jogo no Carioca marcado para este sábado (31.01), a equipe rubro-negra está muito bem preparada para a estreia. É o que garante o preparador físico do Flamengo, Antônio Mello. O profissional contou que nunca tinha tido tanto tempo para realizar uma pré-temporada em sua carreira e elogiou a diretoria e a comissão técnica rubro-negra.

"Acredito que seja a primeira vez desde que trabalho em futebol, há 40 anos, que tenho quase 30 dias para preparar uma equipe. O time está super testado e preparado para iniciar o Carioca. Foi tudo muito bem planejado", disse Mello.

Confira a entrevista na íntegra:

Site Oficial: Este ano, o Flamengo vem conseguindo fazer uma boa pré-temporada, o que é essencial para o desempenho dos jogadores nos 90 minutos e durante toda a temporada. Como você avalia o trabalho em Atibaia?

A. Mello: Acredito que seja a primeira vez desde que trabalho em futebol, há 40 anos, que tenho quase 30 dias para preparar uma equipe, que tem pela frente este ano, Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro. Este é um período suficiente para alavancar o condicionamento físico dos atletas. No período em Atibaia, conseguimos favorecer bem as qualidades físicas para dar uma conotação maior ao condicionamento propriamente dito. Com dados, tempo, alimentação, repouso, tudo que tivemos em Atibaia, proporcionamos esse condicionamento adequado ao futebol. Uma das coisas mais importantes que percebi de cara foi que 90% da equipe tinha como realce a velocidade e a força. Já adequei os treinamentos a isso e qualifiquei o trabalho físico para força e velocidade. Tudo aconteceu de forma harmoniosa, o que favoreceu o avanço da equipe. Hoje, meu grupo está solto para jogar futebol, está com fadiga baixa, ou seja, o atleta executa movimentos de intensidade várias vezes sem que leve a um cansaço que impeça a repetição. Desta forma, o jogador dá uma resposta muito interessante dentro do jogo.





Site Oficial:
Dentro desse trabalho, tivemos também jogos com times mais consistentes, partidas mais duras do que os jogos-treino de costume. Estes confrontos foram um bom teste pros atletas?

A. Mello: Amistosos contra equipes fracas não ajudam na elaboração do plano tático, podendo, às vezes, mascarar um trabalho ruim. Às vezes, jogando contra uma equipe fraca, o time consegue desenvolver boas jogadas com facilidade, e contra uma equipe forte você enxerga as dificuldades. Logo nos primeiros dias de trabalho, jogamos contra o Red Bull, time da primeira divisão paulista. Depois, amistoso contra o Shakhtar e, em seguida, o triangular, que ganhamos, contra grandes equipes, Vasco e São Paulo. O time está super testado e preparado para iniciar o Carioca. Foi tudo muito bem planejado. A grande diretoria hoje que nos cerca, com Rodrigo (Caetano) na gestão, mais um departamento de Marketing de altíssimo nível, toda a diretoria está muito preparada na parte de gestão, organização e planejamento. Nossa comissão técnica está bem encaixada nesse projeto. Tudo isso auxilia na realização do trabalho.

Site Oficial: E o Jonas, chegou bem ao Ninho?

A. Mello: Pelo bater do olho e ver o jogador, percebi a capacidade física, potência, arranque, postura. Ele é uma joia que veio para ficar. Tenho convicção que tem altíssima qualidade física.