Notícias

Luxemburgo: "No futebol, temos que falar sempre 'nós'"

Treinador destaca a força do coletivo rubro-negro em vitória deste domingo

Por - em
Para o técnico Vanderlei Luxemburgo a vitória do Flamengo neste domingo (14.09), contra o Corinthians, deve ser conjugada na primeira pessoa do plural. O treinador acredita que, com a dedicação e a união de todos os jogadores, a equipe conseguiu superar o adversário e sair de campo com o 1 a 0.

Durante a coletiva após a partida, o treinador também falou sobre o próximo jogo contra o Palmeiras, na quarta-feira (17.09), às 22h.

Confira os melhores momentos da coletiva de Luxemburgo na íntegra:

Nós
No futebol, temos que falar sempre "nós". E nós ganhamos o jogo. Quando você coloca o "eu", é egoísta. Se somarmos, a equipe vai ficar forte. Falo sempre com eles que temos que conjugar o verbo na primeira pessoa do plural, colocando o rabo no chão.

Boa atuação
Claro que estudo o adversário. Procurei ver como o Corinthians atua e trabalhei em cima disso, mas a grande eficiência do Flamengo foi voltar a sua característica. A marcação começou forte com o Eduardo e o Alecsandro. O meio-campo marcando, facilita a vida da zaga. Assim, o jogo fica igual. Se colocarmos essa virtude sempre, vamos avançar como equipe.

Wallace e Éverton
Quem teve uma atuação exemplar, sem nenhum erro, foi o Wallace. Foi um zagueiro de altíssimo nível e fez uma grande partida com o Chicão, sem dar chance ao adversário. A equipe toda ajuda os jogadores a aflorarem suas qualidades. O Éverton também tem jogado bem há algum tempo e está em uma crescente. Quando estamos no sufoco, a bola sai com ele, que impõe velocidade. A equipe estava totalmente concentrada. Os jogos que perdemos é normal para um time que sai de uma zona da confusão e consegue vitórias seguidas. A mudança de comportamento é inconsciente.

Jogando com as virtudes
A equipe que encontrei tem ajustado bem. Com o Cáceres ali, ajuda bem. O Márcio ou o Luiz Antonio podem ser o segundo volante, ou o Gabriel, que faz aquele lado direito. Encontrei um time de acordo com as características dos jogadores. É possível jogar na sua característica contra uma equipe técnica e vencer. Quando o time tem uma identidade, você joga em cima dela. O que não dá é para tentar equilibrar com uma técnica que você não tem. Temos que jogar em cima das virtudes, marcando, colocando o rabo no chão, em cima das deficiências técnicas.

Palmeiras
É um jogo duro. Tinham 12 desfalques na última partida. O Palmeiras vai jogar dentro de seus domínios. Vamos entrar fortes, colocar um pijama training nos jogadores para que descansem um pouco, namorem um pouco, e voltem para trabalhar.