Notícias

Jade: serenidade e otimismo na recuperação

Ginasta deve fazer artroscopia ainda nesta semana; atleta encara lesão com naturalidade: "serão férias forçadas"

Por - em
O dia 3 de agosto foi uma montanha-russa de emoções para Jade Barbosa. Após conquistar duas pratas, no ranking individual geral e nas barras assimétricas, e dois ouros, no salto e no ranking por equipes, a ginasta levantou o troféu de campeã brasileira com a equipe do Flamengo. Na mesma competição, a primeira da atleta depois de seu retorno ao Clube, Jade sofreu uma lesão grave, no ligamento cruzado anterior do joelho. A ginasta conta que não percebeu de imediato que tinha se machucado.

"A gente vinha treinando bem forte. Me apresentei nos quatro aparelhos nos dois dias de competição no Brasileiro, achei que fosse cansaço, eu estava bem treinada. Ouvi um estalo, mas não imaginava que fosse uma lesão. Voltamos do Brasileiro, fiz os exames e o médico (coordenador médico do COB, Dr. Roberto Teixeira) suspeitava de algum problema no ligamento cruzado, então fiquei uma semana sem fazer exercícios que usassem o joelho", explicou Jade.

A atleta lamentou que a lesão acontecesse no auge de sua forma física e logo depois que realizou seu sonho de voltar ao Flamengo, mas lembrou que justamente pelos mesmos motivos, sua recuperação deve ser a melhor possível.

"Ouvi a opinião de outro médico, mas foi a mesma do anterior. Então entramos em um consenso de que o processo cirúrgico seria o melhor para não ficar nenhum problema posterior para mim. Quanto antes, melhor. O médico falou que é difícil dar uma data para voltar a competir, mas ficarei o tempo que for preciso, com acompanhamento do COB, para retornar 100% em 2015, quando vou brigar por uma vaga nas Olimpíadas no Mundial. Foi bom por um lado, eu ter me machucado em boa forma, porque vai ajudar muito na minha recuperação. Claro que fico triste, mas tenho certeza que vou retornar na mesma forma. Já passei por lesões muito piores, que nem sabia se conseguiria voltar", disse Jade, que está otimista e tranquila sobre o período de recuperação.

Em casa no Mais Querido e com todo o respaldo do Comitê Olímpico Brasileiro, Jade se sente segura e confiante para dar a volta por cima e voltar em alto nível para o último ano do ciclo olímpico.

"Durante a recuperação, vou fazer treinos de força e flexibilidade, membros superiores. Não vou treinar oito horas por dia como de costume, mas umas três ou quatro horas com certeza. O Flamengo é minha casa, minha família. Estou sendo muito bem cuidada, vou encarar como férias forçadas (risos)", finalizou.


Leia mais

Equipe de ginástica artística é campeã brasileira
Jade Barbosa bate papo com atletas da base
Equipe de ginástica artística é campeã brasileira
Ginástica artística inicia Campeonato Brasileiro em grande estilo