Notícias

O retorno de Jade e a ginástica rubro-negra

Por - em
Caro sócio e Nação Rubro – Negra,

Em janeiro de 2013, quando assumimos a direção do nosso Clube de Regatas do Flamengo, fomos obrigados a tomar atitudes duras para enfrentar o grave desequilíbrio financeiro que atingia todo o clube. 

Na época, esta situação nos forçou, como parte do processo de reestruturação, a descontinuar temporariamente as equipes adultas de ginástica artística, natação e judô. Afirmamos, na ocasião, que "daríamos um passo atrás para dar dois à frente mais adiante". 

No caso específico da ginástica artística, o infortúnio do incêndio no ginásio Cláudio Coutinho, ocorrido em novembro de 2012, agravou ainda mais o quadro. 

Dezoito meses se passaram e já temos muitas vitórias a comemorar. A reconstrução da ginástica artística é o símbolo do renascimento dos esportes olímpicos do nosso clube, em bases muito mais sólidas. Com o enorme esforço que resultou na recuperação das certidões negativas de débito (CNDs), conseguimos acesso às Leis de Incentivo, tanto a nível estadual quanto federal. Aprovamos um Projeto de Incentivo de I.R. contemplando o judô e a ginástica artística e captamos recursos de empresas e de pessoas físicas (através do Programa Anjo da Guarda). Durante esse período, mantivemos nossas equipes treinando fora da Gávea e os alunos da Escola de Esportes Sempre Flamengo em outros espaços dentro da nossa sede. Aos poucos, fomos reconstruindo o Ginásio Cláudio Coutinho, que entrará agora em fase final de reforma. Conseguimos, através de nossa eterna técnica Georgette Vidor, o empréstimo de aparelhos específicos da modalidade que pertencem à Prefeitura. Mais importante, negociamos um convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro para receber equipamentos de última geração da modalidade, que deverão chegar em set/14.

Na última sexta-feira, o "primeiro passo à frente" começou a se tornar realidade. Recebemos de volta nossa grande atleta Jade Barbosa, que havia saído no processo de reestruturação iniciado em jan/13. Ela, juntamente com outras meninas rubro-negras que tanto nos orgulham, com o destaque para Rebeca Andrade, compõem 90% da seleção brasileira de ginástica artística feminina, grande esperança de medalha nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020. Seja muito bem vinda de volta à sua casa, Jade!

Até outubro deste ano, esperamos reinaugurar o ginásio Cláudio Coutinho, em condições muito superiores ao que se encontrava antes do incêndio e com aparelhos muito mais modernos para os atletas e alunos de nossa Escola de Esportes Sempre Flamengo. O "segundo passo à frente" será então completado, de forma totalmente autossustentável nas despesas correntes e com a infraestrutura reformada, sem depender um tostão do futebol.

Esse mesmo caminho está sendo seguido em todos os esportes olímpicos do nosso Flamengo. A multicampeã equipe de basquete também já tem os seus próprios patrocínios. O judô, que também já está dependendo apenas de seus próprios recursos, terá em breve uma "casa nova" através dos recursos vindos do acordo fechado com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Os esportes aquáticos estão no mesmo caminho, nosso sonho da reconstrução da piscina está cada vez mais próximo com as leis de incentivo aprovadas. São onze esportes, mais de 1 mil atletas e duzentos profissionais devotados ao Flamengo.  Todos juntos - sócios, atletas , profissionais , dirigentes e torcida -  vamos conseguir levar adiante este grande processo de reconstrução para uma Flamengo ainda mais forte.

Enfim, caros amigos rubro-negros, lutamos diariamente para que o Flamengo volte a ser o maior celeiro formador de atletas de nosso país. Porém, antes de formarmos atletas de alto rendimento, formamos cidadãos. O clube, sendo a segunda casa de todo atleta, deve dar o exemplo às nossas crianças e jovens através de nossa responsabilidade de pagar em dia seus impostos e de suas obrigações. Sabemos que isso pode trazer sacrifícios no presente, mas esporte sério se faz com uma visão estruturante de longo prazo. As Olimpíadas de 2016 em nossa cidade representam uma oportunidade histórica para avançarmos muito em nossa reestruturação planejada, dado que as empresas e o Governo tendem finalmente a prestar um apoio mais significativo. Tenham certeza que o Flamengo, como maior clube do Brasil, sempre irá liderar a luta em prol dos esportes olímpicos. 

Alexandre Póvoa
Vice-Presidente de Esportes Olímpicos