Notícias

Flamengo vence campanha Torcida pela Vida

Ação do Viva Rio, em parceria com o Hemorio, rende 400 doações de rubro-negros que irão salvar 1200 vidas

Por - em
Nos últimos três meses, o Hemorio realizou a campanha Torcida pela Vida, com o apoio do Flamengo e os outros grandes clubes cariocas. A Nação Rubro-Negra, acostumada a dar show nas arquibancadas, também ganhou de goleada nas doações de sangue. Do total dos quatro times do Rio, o Fla atingiu 39% com 400 doações. Como cada doação salva três vidas em média, foram 1200 vidas salvas com sangue rubro-negro. Contando todas as torcidas participantes, 3.075 vidas serão salvas por 1.025 doações. Com o resultado, o Flamengo ganha o troféu Campeão da Vida.

No dia 06 de fevereiro, foi organizada pelo departamento de Responsabilidade Social do Flamengo uma visita ao Hemorio com Jayme de Almeida, Adílio e Júlio César Uri Geller. Os ex-atletas foram apoiar a campanha, promovida pelo Viva Rio em parceria com o instituto de hematologia. Além dos ídolos rubro-negros, as equipes de judô e polo aquático também aderiram à campanha.

"Nesses dois meses encontramos parceiros e muita força de vontade com o Flamengo que, desde o início, foi fundamental para este resultado. Sem dúvida o Clube de Regatas do Flamengo, além do título com a maior torcida é também o mais solidário. De acordo com os rankings semanais, a torcida do Flamengo sempre esteve à frente das demais, até o final da campanha", disse Cibele Dias, coordenadora de Voluntariado do Viva Rio.

Seja você também um doador de sangue 
 
Acesse o site para mais informações: www.hemorio.rj.gov.br
 
Ou ligue para o Disque Sangue: 0800 282 0708
 
REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE:

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos) – jovens com 16 e 17 anos podem doar apenas com autorização dos pais e / ou responsáveis legais.  O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
 
ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C;
- Gripe ou resfriado;
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana);
- Amamentação (até 1 ano após o parto);
- Uso de alguns medicamentos;
- Anemia;
- Cirurgias; 
- Extração dentária há 72 horas;
- Tatuagem: 1 ano sem doar;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano.